Fechar
GP1

Piauí

Imóveis rurais do Piauí contarão com novo sistema de cadastro

O novo sistema automatizará as etapas de regularização realizadas pelo Instituto de Terras do Piauí.

Para os trabalhadores rurais e suas famílias, regularizar a terra em que vivem e trabalham é uma realização aguardada por anos. Por isso, o Governo do Estado, por meio do Instituto de Terras do Piauí (Interpi), tem investido em ferramentas e sistemáticas de trabalho mais modernas e que agilizem as etapas envolvidas no processo: cadastro, titulação e registro.

Com esse objetivo, teve início nesta segunda-feira (08) o treinamento da equipe do Interpi sobre o novo sistema de cadastro e titulação de imóveis rurais. A nova ferramenta contribuirá significativamente para a automatização das etapas do trabalho e permitirá mais rapidez no processo. O treinamento, que acontece na sede do Instituto, em Teresina, se encerrará no dia 11 de fevereiro (quinta-feira) e conta com o apoio do Banco Mundial, do Núcleo de Regularização Fundiária e da Vice-Corregedoria Geral da Justiça.

Foto: Divulgação/AscomImóveis rurais do Piauí contarão com novo sistema de cadastro
Imóveis rurais do Piauí contarão com novo sistema de cadastro

A atividade de capacitação será realizada e ministrada por programadores do Centro de Geotecnologia Fundiária e Ambiental, coordenados pela auditora Bianka Teles.

Chico Lucas, diretor-geral do Interpi, destaca a importância do novo sistema para a garantia de maior celeridade nos procedimentos. “Apesar de ajudar muito, o sistema de castrado usado até agora não era muito adequado para o controle de informações geográficas e cadastrais. Por isso, com o apoio do Banco Mundial, foi desenvolvido esse novo sistema, que é próprio para a automatização das etapas de titulação”, explica.

Com a implantação do sistema espera-se, para além da agilização dos trabalhos de titulação, o controle efetivo dos dados a partir da implantação. A novidade trará mais um benefício importante, segundo o diretor-geral do Interpi: agilidade no processo de registros dos títulos de terras. Esse resultado se deve ao apoio da Central Eletrônica de Registro de Imóveis do Piauí (Ceripi).

Em seu primeiro dia de realização, o treinamento abordou a Certificação e Emissão de Certificados de Cadastro do Imóvel Rural (CCIR) e o Georreferenciamento. Os participantes do treinamento ainda serão capacitados para a titulação, cadastro e registro público externo em cartórios, com o novo sistema.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.