Fechar
GP1

Piauí

Soja e milho impulsionam produção de grãos no Piauí, diz IBGE

O Piauí figura como o 11º maior produtor de grãos do Brasil e o 3º maior do Nordeste.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que a produção de grãos no Piauí deve registrar uma nova marca histórica em 2021, alcançando 5,4 milhões de toneladas produzidas, o que representa um aumento de 10,4% com relação ao total de 2020, que foi de 4,9 milhões de toneladas. A soja e o milho são os principais responsáveis pelo crescimento da produção no Estado.

Segundo os dados do IBGE, a soja e o milho representam 95% da produção total de grãos do Piauí. A previsão do instituto é de que sejam produzidos um volume total de 2,7 milhões de toneladas de soja e o milho deve alcançar 2,4 milhões de toneladas.

O crescimento da produção de soja e milho se deve à expansão das áreas de cultivo, conforme explicou o supervisor de Pesquisas Agropecuárias do IBGE no Piauí, Pedro Andrade. “Com o acentuado aumento de preços da soja e do milho, os agricultores aumentaram suas áreas, em 8,9% e 10,5%, respectivamente, em relação ao ano de 2020. Esse fator, associado à normalidade climática, proporcionou um incremento na produção de grãos na ordem de 10,4%”, comentou.

Milho safrinha

A produção de milho safrinha tem uma perspectiva de aumento de 244,5% da produção. De acordo com o supervisor, a justificativa para o crescimento expressivo está na expectativa de condições climáticas favoráveis na região do cerrado, com o aumento de áreas cultivadas e alta produtividade, tendo em vista as tecnologias utilizadas. Este ano, o volume de milho safrinha deve chegar a 493 mil toneladas, bem acima das 193 mil toneladas que foram produzidas em 2020.

Fava, feijão e arroz

Também devem contribuir para a nova marca histórica a fava, o feijão e o arroz, cujas expectativas de crescimento são de 12,2%, 12% e 3,1%, respectivamente. Já o sorgo tem previsão de queda de 45,4% na produção e o algodão herbáceo deve reduzir em 33% o volume produzido. Por representarem, juntos, menos de 1% do total da produção de grãos do Piauí, a redução do sorgo e do algodão herbáceo tem impactos mínimos no total produzido pelo estado.

11º maior produtor de grãos do Piauí

O Brasil também deve ter produção recorde em 2021, impulsionado pelo arroz, milho e soja, que representam 92,9% da produção de grãos do país. O volume deve chegar a 264,5 milhões de toneladas este ano, cerca de 4,1% acima das 254,1 milhões de toneladas obtidas em 2020. O Piauí figura como o 11º maior produtor de grãos do Brasil e o 3º maior do Nordeste, atrás apenas da Bahia e do Maranhão. Cerca de 2% da produção nacional de grãos é proveniente do Piauí.

Entre os estados que compõem a fronteira agrícola MATOPIBA, o Piauí deve ter o maior crescimento na produção de soja em 2021, com a expectativa de aumento de 12,2%. Atrás vêm Bahia e Maranhão, que devem crescer 8,4% e 3,7%, respectivamente. Apenas o Tocantins tem previsão de redução no volume de soja, da ordem de -6,3%.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.