Fechar
GP1

Piauí

Tribunal de Justiça cria Museu do Judiciário Piauiense

A iniciativa de reunir artigos e memórias da história da justiça também concorrerá ao Prêmios Innovare.

Com o objetivo de preservar a memória e as narrativas do poder judiciário piauiense e relembrar os caminhos que consolidaram a Justiça no Piauí, o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) está cadastrando bens materiais e imateriais para compor o primeiro museu sobre a história da justiça no Piauí.

Os objetos são livros da área jurídica ou correlatas; livros cartorários; autos processuais; decisões jurídicas ou administrativas; editos; diários da justiça; canetas; penas; tinteiros; móveis; utensílios; artefatos; símbolos judiciários (balanças, martelo, espada, espátulas, estátuas, crucifixos etc); vestimentas (becas, togas, lapelas etc.); fotografia; desenho; pintura; gravura; planta descritiva; anotação; datilografia; digitação; áudio-gravação; vídeo-gravação ou áudio-vídeo-gravação.

Foto: Divulgação/AscomMateriais serão dispostos no Museu do Judiciário Piauiense
Materiais serão dispostos no Museu do Judiciário Piauiense

“A participação da sociedade em geral contribuirá para o resgate histórico de momentos marcantes que consolidam o trabalho da justiça piauiense para a sociedade”, explica o desembargador Luiz Gonzaga Brandão de Carvalho, Presidente do Programa de Gestão Documental e Memória.

A iniciativa de reunir os principais artigos e memórias da história da justiça do Estado também concorrerá ao Prêmio Innovare, no ano de 2021. “Essa Chamada Pública é um convite à toda sociedade para participar desse projeto que já se tornou realístico, que necessita da participação da família piauiense para doação de peças históricas, documentos e outros acervos para compor um novo espaço no Palácio da Justiça”, finaliza o desembargador.

Interessados de qualquer cidade do Piauí, devem formalizar da disponibilização do objeto por meio do Núcleo de Memória Judicial do Poder Judiciário do Estado do Piauí através do link http://www.tjpi.jus.br/pesquisas/surveys/36/answer e preencher o cadastro eletrônico disponível com os dados nome, e-mail, telefone, endereço completo e descrição sumária do bem a ser doado/disponibilizado, informando, em poucas palavras, a importância daquele bem histórico/cultural.

No prazo de 5 (dias), o doador será contatado via e-mail ou telefone indicado na hora do cadastramento para a entrega do bem a ser doado.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.