Fechar
GP1

Piauí

Advogado Jefferson Moura entra com habeas corpus no Tribunal de Justiça

Ele pediu sua transferência para Sala de Estado Maior ou que seja submetido a prisão domiciliar.

A defesa do advogado Jefferson Moura Costa, preso preventivamente desde o dia 15 de julho, acusado de ter estuprado a faxineira que limpava o seu apartamento, na zona leste de Teresina, ingressou com habeas corpus, com pedido de liminar, junto ao Tribunal de Justiça pedindo sua transferência para Sala de Estado Maior ou, na sua falta, que seja submetido a prisão domiciliar.

O habeas corpus foi impetrado na segunda-feira (09) contra a decisão do juiz Valdemir Ferreira Santos, da Central de Inquéritos da Comarca de Teresina, que indeferiu os pedidos formulados de transferência para sala de Estado Maior e de prisão domiciliar, apontando que a inscrição de Jefferson Moura encontra-se suspensa, em razão do seu comportamento que gerou repercussão prejudicial à dignidade da advocacia.

Foto: Reprodução/FacebookJefferson Moura Costa
Jefferson Moura Costa

A defesa alega que a manutenção do advogado na Penitenciária Irmão Guido afronta as garantias do Estatuto da Advocacia, afeta a ordem jurídica e compromete as garantias e liberdades fundamentais, pois o denunciado é réu primário e possui bons antecedentes, trabalha como Advogado nesta capital.

Segundo a petição, não se pode confundir a suspensão da inscrição de Jefferson Moura enquanto Advogado, com o cancelamento na Ordem dos Advogados do Brasil. “Esta é sanção mais gravosa e caracteriza o banimento do profissional, que não mais poderá exercer a função advocatícia e, consequentemente, não faz jus às prerrogativas da função”, diz a defesa.

O habeas corpus foi distribuído à 1ª Câmara Especializada Criminal do Tribunal de Justiça do Piauí, e será relatado pelo desembargador Pedro de Alcântara Macedo.

Entenda o caso

O juiz Valdemir Ferreira Santos, da Central de Inquéritos da Comarca de Teresina, indeferiu na última quarta-feira (04) os pedidos de transferência para sala de Estado Maior e de prisão domiciliar formulados pela Ordem dos Advogados do Piauí e pelo advogado particular constituído, em favor de Jefferson Moura Costa, preso preventivamente na Penitenciária Irmão Guido, acusado de estuprar uma faxineira no último dia 14 de julho de 2021, na zona leste de Teresina.

Na decisão, o juiz relata que não desconhece os direitos garantidos pelo Estatuto da Advocacia aos advogados regularmente inscritos e presos preventivamente. No entanto, aponta que a inscrição de Jefferson Moura encontra-se suspensa, em razão do seu comportamento que gerou repercussão prejudicial à dignidade da advocacia.

Para o magistrado, não há que se falar em qualquer tipo de violação a direito do advogado, já que o mesmo se encontra recolhido em pavilhão especial da Penitenciária Irmão Guido, que é destinado a presos que possuem curso superior, entre outros, e que o local é seguro e adequado para resguardar a incolumidade física e mental.

Quanto ao pedido de prisão domiciliar, o juiz deixa claro que Jefferson Moura não faz jus ao benefício em razão de sua suspensão dos quadros da OAB-PI e ausência dos requisitos elencados no art.318 do Código de Processo Penal, que devem ser comprovados por provas idôneas.

Segundo a decisão, a suposta prática criminosa de estupro foi praticada dentro do domicílio do requerente, havendo risco concreto de reiteração criminosa caso o benefício seja concedido, considerando que, logo após a comunicação do fato aos agentes policiais, a equipe policial, ao aproximar-se do local do crime, se deparou com o advogado voltando no carro com outra mulher, que também era faxineira.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.