Fechar
GP1

Piauí

Secretaria de Esporte pede desocupação do Ginásio Sarah Menezes

O local dá espaço ao Projeto Social Superação, que atende cerca de 400 famílias em 10 modalidades.

Alef Leão/GP1 1 / 29 Ginásio Sarah Menezes Ginásio Sarah Menezes
Alef Leão/GP1 2 / 29 Equipamentos de musculação Equipamentos de musculação
Alef Leão/GP1 3 / 29 Ginásio Sarah Menezes Ginásio Sarah Menezes
Alef Leão/GP1 4 / 29 Ginásio Sarah Menezes Ginásio Sarah Menezes
Alef Leão/GP1 5 / 29 Sala de musculação Sala de musculação
Alef Leão/GP1 6 / 29 Equipamentos de primeira linha Equipamentos de primeira linha
Alef Leão/GP1 7 / 29 Sara Meneses Sara Meneses
Alef Leão/GP1 8 / 29 Samara Raquel Samara Raquel
Alef Leão/GP1 9 / 29 Elzimeire Gomes, praticante de jiu-jitsu e judô Elzimeire Gomes, praticante de jiu-jitsu e judô
Alef Leão/GP1 10 / 29 Kelly Marisa e Elzimeire Holanda Kelly Marisa e Elzimeire Holanda
Alef Leão/GP1 11 / 29 Kelly Marisa Kelly Marisa
Alef Leão/GP1 12 / 29 Kelly Marisa e Elzimeire Holanda Kelly Marisa e Elzimeire Holanda
Alef Leão/GP1 13 / 29 Ginásio Sarah Menezes Ginásio Sarah Menezes
Alef Leão/GP1 14 / 29 Associação de Judô Expedido Falcão Associação de Judô Expedido Falcão
Alef Leão/GP1 15 / 29 Ginásio Sarah Menezes Ginásio Sarah Menezes
Alef Leão/GP1 16 / 29 Ginásio Sarah Menezes Ginásio Sarah Menezes
Alef Leão/GP1 17 / 29 Ginásio Sarah Menezes é sede do Projeto Superação Ginásio Sarah Menezes é sede do Projeto Superação
Alef Leão/GP1 18 / 29 Ginásio Sarah Menezes Ginásio Sarah Menezes
Alef Leão/GP1 19 / 29 Mais de 500 pessoas participam do Projeto Superação Mais de 500 pessoas participam do Projeto Superação
Alef Leão/GP1 20 / 29 Sala de musculação Sala de musculação
Alef Leão/GP1 21 / 29 Ginásio comporta sala de musculação, auditórios e alojamentos Ginásio comporta sala de musculação, auditórios e alojamentos
Alef Leão/GP1 22 / 29 Rodrigo Oliveira Rodrigo Oliveira
Alef Leão/GP1 23 / 29 Rodrigo Oliveira Rodrigo Oliveira
Alef Leão/GP1 24 / 29 Rodrigo Gurgel, Professor de Boxe Rodrigo Gurgel, Professor de Boxe
Alef Leão/GP1 25 / 29 Edson Alves, diretor de marketing do local Edson Alves, diretor de marketing do local
Alef Leão/GP1 26 / 29 Judô é uma das modalidades mais procuradas no Projeto Superação Judô é uma das modalidades mais procuradas no Projeto Superação
Alef Leão/GP1 27 / 29 Anderson Holanda Anderson Holanda
Alef Leão/GP1 28 / 29 Anderson Holanda Anderson Holanda
Lucas Dias /GP1 29 / 29 Expedito Falcão Expedito Falcão

O professor Expedito Falcão, treinador da campeã olímpica Sarah Menezes e que coordena o Projeto Social Superação, no ginásio esportivo que leva o nome da judoca, foi surpreendido nessa quinta-feira (05) com uma notificação extrajudicial da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), pedindo a desocupação do prédio em até três dias.

O ginásio fica situado no bairro Morada do Sol, zona leste de Teresina. Inaugurado em dezembro do ano passado pelo então prefeito Firmino Filho (PSDB), é ocupado desde o princípio pelo projeto social administrado pela Associação Judô Expedito Falcão, que atende mais de 400 famílias, entre crianças, jovens e adultos, nas mais diversas modalidades esportivas.

Na notificação da Semel, consta que o contrato administrativo firmado com a associação encerrou no dia 31 de junho deste ano e, por isso, a secretaria pediu a desocupação do local em até três dias. “Em não ocorrendo a desocupação voluntária dentro do prazo estabelecido, serão tomadas as medidas próprias visando à retomada do imóvel”, consta no documento.

Em entrevista ao GP1, Expedito Falcão explicou que de fato o contrato administrativo foi encerrado e que no mês de maio havia procurado a Semel buscando a renovação, mas não houve resposta formal. No entanto, o treinador afirmou que um mês depois, dia 19 de julho, foi avisado informalmente através de uma mensagem de WhatsApp enviada por um funcionário da Semel.

“Nós demos entrada para termos o direito de solicitar renovação e a Semel nunca respondeu, quando foi no dia 19 de julho eu recebi uma mensagem de WhatsApp de um colaborador da Semel dizendo assim: ‘bom dia, professor Expedito, o senhor sabe que o seu termo findou dia 30 de junho e nós queríamos pegar a chave e passar para a nova administração’. Não nos oficializou, somente mandaram essa mensagem, eu respondei, ‘nós temos que conversar e saber a situação dos professores que estão trabalhando lá’”, relatou.

Expedito Falcão contou que no dia seguinte procurou o secretário da Semel, Eduardo Draga Alana, e o próprio prefeito Dr. Pessoa (MDB). “Fui falar com o secretário, e ele disse que já estava decidido e que o ginásio ia ser passado para outra administração. No mesmo dia falei com o prefeito, o prefeito ficou horrorizado com a maneira como fui tratado e pediu que eu falasse com o secretário novamente. Eu falei e o secretário foi enfático, já estava resolvido, fizeram um acordo e o ginásio ia ser repassado para outra entidade”, detalhou.

“Esse ginásio é um legado olímpico”

Expedito Falcão lembrou que o ginásio foi construído pelo Governo Federal, após a judoca Sarah Menezes, por ele treinada, conquistar medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres.

“Esse prédio é um legado olímpico, de quando a Sarah foi campeã olímpica em 2012. Conseguimos esse prédio junto ao Ministério dos Esportes, a prefeitura entrou com a manutenção e o terreno, o prédio todo foi construído pelo Ministério dos Esportes. Em 2014, o saudoso Firmino Filho, junto com o secretário Galba Coelho foi em Brasília e o Ricardo Leyser, do Ministério dos Esportes, disse que estava devendo um ginásio para o Piauí, para o Judô, e assim foi feito. O ginásio só foi inaugurado em dezembro de 2020, uma das últimas obras que o Firmino inaugurou”, destacou.

O professor ressaltou que não quer qualquer tipo de favorecimento, mas deseja que a Semel esclareça como se dará esse processo de repassar o ginásio para outra administração. “Ficamos esperando uma oficialização e hoje mandaram ums notificação extrajudicial, é nosso último suspiro, não queremos nada que nos favoreça, só que a prefeitura fizesse um chamamento público, querem passar para outra entidade sem fazer nenhuma espécie de licitação, não quero brigar com a prefeitura, só quero trabalhar e dar a oportunidade para as mais de 400 famílias aqui atendidas”, finalizou.

Alunos do Projeto Superação se reúnem para reivindicar a permanência do projeto

Várias pessoas que treinam no ginásio Sarah Menezes estiveram reunidas no local, após receberem a notícia que o espaço deveria ser entregue. A surpresa veio quando a notificação extrajudicial expedida pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer para a desocupação do local chegou.

Em entrevista ao GP1, alunos do projeto demonstraram espanto pela forma como a decisão foi tomada. Para Sara Meneses, aluna do projeto e mãe de uma criança que frequenta as atividades do local desde a abertura do espaço, esse fato gera revolta.

“O que isso gerou na gente foi uma revolta, porque nós estamos aqui desde o começo do ano, quando o ginásio abriu, os professores atendem mais de 400 famílias em 10 modalidades. Esse é um projeto que não pode parar, pois os professores que estão aqui o fazem com amor”, disse Sara, xará da atleta olímpica medalha de ouro que batiza o ginásio.

Rodrigo Oliveira é professor da rede estadual e chegou ao projeto há um mês por indicação de amigos e questões de saúde. Diagnosticado com depressão, Oliveira recebeu orientação médica para realização de atividades físicas. Ele relata que a prática esportiva o tem ajudado.

“Assim como eu existem outras pessoas que dependem desse espaço que atende toda Teresina, com mais de 10 modalidades, diversas faixas etárias e é aberto ao público em geral. São mais de 200 pessoas na fila de espera do projeto”, relatou Rodrigo.

O professor contou que a chegada da notícia foi vista como positiva. “Ontem à noite, nós fomos surpreendidos com essa notificação que chegou no projeto, para que o espaço fosse desocupado em três dias. Sabendo disso, nos mobilizamos para tentar sensibilizar a prefeitura para que veja o projeto com outros olhos”, finalizou.

Após se reunirem no Ginásio Sarah Menezes, na Morada do Sol, os alunos foram até o Palácio da Cidade, sede da Prefeitura Municipal, com intuito de mobilizar o executivo municipal para manutenção. Eles lançaram uma petição pública, realizada de forma on-line. O abaixo-assinado endereçado à Prefeitura já conta com mais de mil assinaturas.

O que diz a Semel

Até o momento da publicação desta reportagem, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Teresina ainda não havia se pronunciado sobre a notificação expedida em 05 de agosto de 2021.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.