Fechar
GP1

Piauí

Quase 40% dos estudantes piauienses já sofreram bullying, diz IBGE

Segundo o IBGE, para a pesquisa, foram consultados os adolescentes de 13 a 17 anos de idade.

A Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou que 39,6% dos estudantes afirmaram terem se sentido humilhados por provocações de colegas no Piauí.

Segundo o IBGE, para a pesquisa, foram consultados os adolescentes de 13 a 17 anos de idade, de escolas públicas e privadas, que sofreram pelo menos uma situação humilhante nos 30 dias que antecederam a pesquisa.

Foto: Lucas Dias/GP1Sala de aula da escola
Sala de aula da escola

Entre os motivos apontados para a agressão verbal, os dois mais citados foram a aparência do corpo (17%) e do rosto (10,5%). Em seguida, a cor ou raça (4,5%), a religião (2,3%), a orientação sexual (2,2%) e a região de origem (1,2%). Cerca de 61,2% dos estudantes piauienses indicaram outras razões não especificadas no questionário da pesquisa.

A proporção cai quando se trata de bullying praticado via internet: apenas 12% dos estudantes piauienses informaram terem sido ameaçados, ofendidos ou humilhados em redes sociais ou aplicativos de celular nos 30 dias anteriores à pesquisa. A taxa reduz ainda mais com relação a agressões físicas praticadas por colegas: apenas 10,6% relataram terem passado por essa situação no período investigado.

Por outro lado, cerca de 9,9% dos estudantes piauienses assumiram terem praticado algum tipo de violência verbal contra colegas nos 30 dias que antecederam a pesquisa. A proporção de agressores foi maior entre os homens (12,7%) do que entre as mulheres (7,4%). Também foi maior entre estudantes de escolas privadas (14,2%) do que entre os de instituições públicas (9,2%).

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.