Fechar
GP1

Piauí

"Vamos resolver", afirma Fábio Abreu sobre facções em Parnaíba

O prefeito Mão Santa chegou a solicitar ao presidente Jair Bolsonaro apoio da Força Nacional.

O deputado federal Fábio Abreu criticou, nesta quinta-feira (23), o prefeito de Parnaíba, Mão Santa, por ter solicitado ao presidente Jair Bolsonaro e ao ministro da Justiça, Anderson Torres, o apoio da Força Nacional de Segurança para combater o avanço de facções criminosas no município. Segundo o parlamentar, que já foi secretário estadual de Segurança, esse é um problema do Piauí e que será resolvido pelo Governo do Estado.

“Pelo que eu acompanhei das reuniões que fiz com o comandante geral, Lindomar Castilho, o secretário Rubens e delegado geral, Luccy Keiko, entendemos que essa frente será feita e esse problema será contornado. Lógico que não se acabam esses índices, porque é praticamente impossível, mas as repostas serão dadas à altura do que qualquer outro policiamento que viesse de fora do Piauí. É um problema nosso e nós vamos resolver”, garantiu o deputado Fábio Abreu.

Foto: Alef Leão/GP1Deputado federal Fábio Abreu destinou emenda de R$ 400 mil para reforma da sede do BPRONE
Deputado federal Fábio Abreu

O parlamentar disse ainda que a solicitação do prefeito Mão Santa é “totalmente fora da realidade” e que existem soluções locais para resolver o problema. “O momento em que há essa solicitação é totalmente fora da realidade, temos sim problemas em Parnaíba, mas temos perfeitas condições de resolver esse problema através de soluções locais, ou seja, com policiamento do estado, policiais da Polícia Civil, Militar, Bombeiros, as parceirias com a Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal são importantes, juntos vamos resolver esse problema. Também temos ações que serão reforçadas como o concurso que vai aumentar o efetivo de policiais em Parnaíba e todo esse processo vai surtir efeito”, afirmou Fábio Abreu.

“Isso é só política, se você observar o que foi feito, isso que nós estamos vendo é a última etapa de um processo no qual houve falha da família, do município, do estado e do Governo Federal no âmbito social, essas falhas resultam no que estamos acompanhando hoje, então ver o problema somente na ponta final é muito fácil, porque você tira a sua responsabilidade e joga pra polícia, não estamos nos eximindo dessa responsabilidade, mas que isso também seja observado”, pontuou o deputado Fábio Abreu.

Secretaria de Segurança

O secretário Rubens Pereira também comentou sobre a solicitação do prefeito Mão Santa. De acordo com ele, já foi instalado um gabinete de gestão integrada no município de Parnaíba.

“Nós instalamos em Parnaíba um gabinete de gestão integrada composto pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, comando do Batalhão da Polícia Militar e a Polícia Penal que também estará presente. Não há como vencer essa realidade sem todos estarem articulados dentro do Sistema Único de Segurança Pública. Quero agradecer a PF, através do delegado Carlos Alberto, que destinou espaço na PF para essas reuniões que serão quinzenais quando ocorrerão as avaliações, tomada de estratégias de medidas e decisões nesse momento até o final do ano com reforço inclusive de Teresina”, finalizou.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.