Fechar
GP1

Piauí

Governador Wellington Dias assina parceria entre Emater e IFPI

O acordo foi assinado na manhã de hoje e vai beneficiar estudantes do Instituto Federal do Piauí.

O governador Wellington Dias assinou, nesta sexta-feira (04), termo de parceria entre o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e o Instituto Federal do Piauí (IFPI) para o aperfeiçoamento profissional dos alunos da instituição e o fortalecimento da extensão rural no Estado.

O objetivo é levar melhor qualidade de ações técnicas aos produtores da agricultura familiar, por meio da disponibilização de vagas extensionistas nos escritórios estadual e regionais do Emater. De modo que os alunos do IFPI serão qualificados para dar assistência à agricultura familiar.

Foto: Divulgação/AscomWellington Dias assina parceria para qualificação de estudantes bolsistas para assistência à agricultura familiar
Wellington Dias assina parceria para qualificação de estudantes bolsistas para assistência à agricultura familiar

Wellington destacou que a parceria vai possibilitar que os alunos aprendem na prática com quem tem experiência. “O Emater e o IFPI terão parceria para que a gente tenha a presença das equipes do Instituto Federal do Piauí, os estudantes praticando o seu conhecimento teórico, mas acompanhados de professores juntos com os profissionais do Emater que também têm experiência, aprende com quem ensina e com quem está lá no batente, na prática”, afirmou o governador.

“Mas, aprenderão todos, principalmente, com os agricultores familiares, seja lá na área da plantação, seja da área da criação animal, apicultura, piscicultura, na gestão, ou seja, com as várias formas e necessidades que tem um profissional para que saia com uma qualificação, mas também preparado do ponto de vista prático”, completou Wellington.

“O IFPI possui 21 unidades por todo o Estado e destas dez apresentam cursos ligados à agricultura. Nossa intenção é casar a parte teórica com a prática. Vamos disponibilizar mão de obra qualificada para o Emater, na qual será feita a extensão rural, principalmente na agricultura familiar. Os alunos receberão uma bolsa, de maneira que todos os escritórios do Emater instalados nesses dez municípios terão esses alunos qualificados para dar assistência à agricultura familiar. Do ponto de vista do IFPI, o impacto é enorme e para a agricultura familiar mais ainda, pois terão assistência com todas as inovações que são trabalhadas com a ciência dentro da academia”, explicou o reitor do IFPI, Paulo Borges.

Inicialmente serão ofertadas quatro ou cinco vagas por campus, ou seja, cerca de 50 a 60 bolsistas. Municípios como Cocal, Campo Maior, Oeiras, Valença, Pio IX, Paulistana e São João do Piauí serão beneficiados com o acordo.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.