Fechar
GP1

Piauí

Setut diz que vai buscar diálogo para evitar greve em Teresina

Mais cedo, o sindicato dos motoristas e cobradores indicou a possibilidade de greve a partir do dia 07.

O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut) divulgou nota oficial na tarde desta quarta-feira (02), após o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários no Estado do Piauí (Sintetro) sinalizar para a possibilidade de deflagrar greve a partir da próxima segunda-feira, 07 de março. O Setut afirma que vai buscar o diálogo para evitar que os trabalhadores paralisem as atividades.

Em nota, o sindicato patronal garante que tem participado de mesas de negociações junto ao Ministério Público do Trabalho, tendo assegurado piso salarial de R$ 1.941,00 aos trabalhadores.

Foto: Lucas Dias/GP1Greve dos ônibus em Teresina
Nova greve pode ter início no dia 07 de março

“Para que não surjam mais demissões de colaboradores no sistema, [o Setut] tem operado com uma pequena parcela da força de trabalho, por dias ou turnos de trabalho, sendo esses pagamentos legais, e ainda com a opção de jornadas compartilhadas entre as empresas do mesmo ramo, a fim de não ocorrerem mais demissões”, afirma a entidade.

Ainda conforme o Setut a demanda no transporte público coletivo da Capital ainda é bem inferior ao cenário de antes da pandemia. Tal situação, segundo os empresários, tem atrapalhado o cumprimento das exigências legais dos funcionários.

“Considerando que demanda de passageiros transportados ainda se encontra num patamar muito inferior ao que se via antes da pandemia, e sem poder contar com os subsídios legais e contratuais, que o poder gestor municipal já deveria estar repassando desde Jan/21, para as empresas, inclusive as gratuidades, não há condições financeiras de se discutir novos pontos para nossos colaboradores, pois o sistema ainda se encontra muito distante do que é necessário para a sua manutenção”, consta na nota.

Por fim, o Setut frisou que a classe empresarial está disponível para dialogar com os motoristas e cobradores de ônibus. “Os empresários seguem à disposição e abertos para o diálogo com os trabalhadores, a fim de solucionar as dificuldades do setor”, pontua o sindicato.

Leia na íntegra a nota do Setut:

O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT) informa que tem participado de mesas de negociações e propostas junto à Superintendência Regional do Trabalho no Piauí, buscando solucionar as demandas trabalhistas de motoristas e cobradores de ônibus. Nesse sentido, tem assegurado o piso salarial de R$ 1.941,00, e para que não surjam mais demissões de colaboradores no sistema, tem operado com uma pequena parcela da força de trabalho, por dias ou turnos de trabalho, sendo esses pagamentos legais, e ainda com a opção de jornadas compartilhadas entre as empresas do mesmo ramo, a fim de não ocorrerem mais demissões.

Considerando que demanda de passageiros transportados ainda se encontra num patamar muito inferior ao que se via antes da pandemia, e sem poder contar com os subsídios legais e contratuais, que o poder gestor municipal já deveria estar repassando desde Jan/21, para as empresas, inclusive as gratuidades, não há condições financeiras de se discutir novos pontos para nossos colaboradores, pois o sistema ainda se encontra muito distante do que é necessário para a sua manutenção.

Os empresários seguem à disposição e abertos para o diálogo com os trabalhadores, a fim de solucionar as dificuldades do setor. Destacando que o objetivo principal de ambos os lados, deve ser o atendimento das demandas dos passageiros.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.