Fechar
GP1

Piauí

Marcelo Castro diz que ICMS único vai prejudicar orçamentos estaduais

De acordo com o senador, a medida afeta os orçamentos dos estados que já estão em andamento.

O senador Marcelo Castro (MDB), durante entrevista à imprensa, destacou nesta segunda-feira (23), que o projeto de lei que torna ICMS único entre os estados pode prejudicar os orçamentos estaduais, pois o planejamento financeiro, já em andamento, foi definido com a atual alíquota do imposto.

“A gente tem que ver a situação que nós estamos vivendo. Todos os governadores, de todos os estados do Brasil, já fizeram o seu planejamento, já fizeram o seu orçamento nessa alíquota de ICMS que existe hoje. Então, modificar essa alíquota no meio do caminho, não sei como é que ficaria o orçamento para os compromissos que já foram assumidos”, destacou o senador.

Foto: Lucas Dias/GP1Senador Marcelo Castro
Senador Marcelo Castro

Ainda conforme Marcelo Castro, é necessário discutir a proposta de forma que não prejudique as receitas estaduais e proporcione benefícios ao consumidor.

“Então, acredito que os governadores e muitas pessoas de bom senso e responsabilidade vão se articular para fazer o melhor possível para o consumidor, mas evidentemente que nós precisamos levar em consideração as receitas estaduais, porque é o imposto mais essencial, mais importante para os estados e, evidentemente, que toda responsabilidade para fazer uma maneira que melhore para o consumidor, mas que não venha inviabilizar as receitas dos estados brasileiros”, ressaltou.

Governadora reuniu bancada

A bancada federal piauiense se reuniu, na manhã desta segunda-feira (23), com a governadora Regina Sousa, no Palácio de Karnak, para tratar sobre o projeto de lei que classifica combustíveis, energia elétrica, telecomunicações e transportes como bens e serviços essenciais, com alíquota máxima de ICMS de 17%. A expectativa é que a votação aconteça, nesta terça-feira (24), na Câmara dos Deputados.

Na oportunidade, a equipe de governo apresentou um estudo sobre os impactos econômicos que a proposta pode causar ao estado caso seja aprovada.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.