Fechar
GP1

Piauí

Governadora Regina Sousa exonera Alcide Filho da Secretaria de Governo

O decreto de exoneração foi publicado na edição de nessa quinta-feira (09) do Diário Oficial do Estado.

O apresentador de Televisão e publicitário Alcide Filho, preso na manhã da última quarta-feira (08), acusado de estuprar um adolescente de 14 anos de idade em seu apartamento, no Centro de Teresina, foi exonerado do cargo de Gerente de Acompanhamento de Políticas Ambientais, símbolo DAS-3 da Secretaria de Governo, pela governadora Regina Sousa.

O decreto de exoneração foi publicado na edição dessa quinta-feira (09) do Diário Oficial do Estado.

O último contracheque do apresentador mostra um salário de R$ 3.352,00.

Foto: Lucas Dias/GP1Alcide Filho
Alcide Filho

Alcide Filho foi denunciado à Justiça acusado de estupro pela promotora Juliana Martins Carneiro Noleto, da 47ª Promotoria de Justiça de Teresina. Caso a Justiça acate a denúncia, o apresentador se tornará réu pelo crime e passará por audiência de instrução e julgamento.

Alcide Filho tinha interesse em adotar vítima de estupro, diz delegada

Em entrevista ao GP1, a delegada Lucivânia Vidal, titular da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), revelou detalhes da investigação contra o apresentador e pontuou que as provas colhidas durante a investigação, que embasaram a prisão preventiva do acusado são contundentes.

De acordo com a delegada, o suspeito exercia poder e influência sobre a vítima, tanto financeiramente como psicologicamente e, inclusive, tinha o interesse em adotar o adolescente, que morava em seu apartamento desde o ano de 2020. A família registrou o boletim de ocorrência em abril deste ano, após terem conhecimento dos estupros contra o adolescente.

Denúncia e início das investigações

A delegada explicou que a família registrou o boletim de ocorrência em abril deste ano, após terem conhecimento dos estupros contra o adolescente. Segundo ela, as investigações apontaram que o menino começou a morar com o suspeito em 2020 e os abusos ocorriam desde o início de 2021.

“Fizemos toda a colheita de provas e todas as provas que foram até a gente eram contundentes, onde uma prova se encaixava com a outra. O modus operandi dele não foge do perfil de acusado de estupro. Ele chamou a vítima, que era vulnerável socialmente e financeiramente, e ofereceu um emprego. A família em nenhum momento foi negligente, deixou, porque era um adolescente iniciando a vida de trabalho e pensaram que isso era uma oportunidade. A família sempre acompanhava o rapaz, mas nunca imaginou, tão tal que quando a mãe soube ela veio denunciar o caso”, relatou.

Vítima morava e trabalhava em produtora do apresentador

Além de morar com o acusado, o adolescente de 14 anos trabalhava na produtora do apresentador de TV, que também é publicitário. A delegada Lucivânia pontuou que, durante as investigações, constatou que ele não recebia remuneração e tinha uma carga excessiva de trabalho.

“A vítima residia no apartamento dele. O acusado tinha uma produtora e a vítima exercia serviços, a gente não sabe bem dizer o que era, talvez serviços gerais. A produtora ficava dentro do apartamento e tinha uma mistura de serviços domésticos com os do trabalho. A vítima não tinha remuneração, ele trabalhava, segundo as denúncias, de domingo a domingo e não tinha um controle do trabalho. Então, o que percebemos é que existia uma exaustividade do trabalho por parte dele. Outra coisa era que não tinha remuneração fixa, era exercida uma manipulação financeira, já que ele não tinha o próprio dinheiro", detalhou.

Negou o crime

A delegada ressaltou que durante todo o depoimento do acusado ele negou ter cometido o crime. "Ele negou, sempre mostrando que estava fazendo um bem ao adolescente, formando um cidadão, levando emprego", disse Lucivânia.

Prisão de Alcide Filho

O apresentador da TV Meio Norte, Alcide Filho, foi preso nessa quarta-feira (08), pela Polícia Civil do Piauí acusado de estuprar um adolescente de 14 anos de idade na cidade de Teresina. A prisão ocorreu no centro da Capital, logo após denúncia do adolescente, que narrou a prática reiterada do crime pelo apresentador. A ação foi realizada nas primeiras horas desta manhã pela Gerência de Polícia Especializada, em conjunto com a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA).

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.