Fechar
GP1

Piauí

Regina Sousa participa da formatura da turma de operadores da Feisp

A solenidade aconteceu, na Avenida Maranhão, entre as alças da Ponte José Sarney, no Centro de Teresina.

Aconteceu, na manhã desta segunda-feira (12), a formatura da nova turma de operadores da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (Feisp). A solenidade aconteceu, na Avenida Maranhão, entre as alças da Ponte José Sarney, no Centro de Teresina.

Na ocasião, 66 policiais militares e civis e bombeiros militares do Piauí e Maranhão que concluíram o treinamento foram graduados. Eles estão capacitados para atuar em missões inerentes às três instituições que compõem a Segurança Pública em nível de estado. Agora, o Piauí passa a contar com 33 novos operadores, mesma quantidade do Maranhão.

Foto: Brunno SuênioGP1Regina Sousa na formatura da nova turma de operadores da Feisp
Regina Sousa na formatura da nova turma de operadores da Feisp

A governadora Regina Sousa falou da integração entre o Piauí e Maranhão nessa área da segurança. "É um trabalho importante buscar a integração dos dois estados, do trabalho em conjunto que sempre quisemos. Juntos nós podemos mais, então juntando Piauí e Maranhão vamos unir toda essa agilidade na Segurança que a gente tem. Nós temos um rio que nos une, que de ponta a ponta tem população ribeirinha e que de um lado e de outro precisa de proteção, e como as ameaças, os desafios do tráfico, da milícia e das facções atingem os dois estados nada melhor do que esse trabalho em conjunto em que [a polícia] atua também pelo rio, pelo mar e pelo ar. Essa vigilância é importante, essa força para combater a criminalidade e realizar a proteção social das pessoas. Tudo que se junta para fazer o bem e trazer segurança é bem-vindo", declarou.

Feisp no Maranhão

Em entrevista à imprensa, o coordenador da Força Estadual de Segurança do Maranhão, Maurício Martins, falou da importância dessa integração entre as duas polícias. “Esse é um evento importante na medida que aumenta a integração entre as polícias do estado do Piauí e do Maranhão. A Feisp é uma força integrada entre policiais civis, militares e corpo de bombeiros que existe tanto no Maranhão quanto no Piauí”, afirmou.

Foto: Brunno SuênioGP1Solenidade aconteceu nesta manhã
Solenidade aconteceu nesta manhã

“Existe uma integração interna em cada estado e essa integração se torna maior quando é feita entre essas duas polícias do estado do Maranhão e do Piauí no combate à criminalidade, especialmente, na área de fronteiras de Norte a Sul dos dois estados”, completou Maurício Martins.

O coordenador Maurício Martins disse ainda que caso seja acionada, a Feisp atuará em Timon. “A Feisp é uma força de pronto emprego, preparada para combater a criminalidade, o tráfico de entorpecente. Ela é acionada para atuar em qualquer cidade do Maranhão, então, na medida que for necessária uma atuação da Feisp em Timon ela virá para prestar serviço à sociedade”, garantiu.

Feisp no Piauí

O coordenador da Feisp no Piauí, delegado Cadena Júnior, contou como foi a instalação da força integrada no estado. “Eu vi que era uma ideia boa, passei para o secretário da época que era Fábio Abreu, ele apoiou e nós fomos até São Luís, no Maranhão, falamos com o secretário época, o delegado Gerson Portela, e formamos 30 operadores da força estadual de segurança integrada. Então, com essa integração nossos operadores são verdadeiros coringas, eles faziam um trabalho ostensivo, de investigação e um trabalho também de combate a incêndio e defesa social”, pontuou.

Foto: Brunno SuênioGP1Regina Sousa na formatura da nova turma de operadores da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (Feisp)
Regina Sousa na formatura da nova turma de operadores da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (Feisp)

“Nós tínhamos 25 operadores na cidade de Parnaíba e Luís Correia durante todo o final do ano até o começo desse ano, onde existia o maior índice de homicídios no estado e hoje baixou para níveis aceitáveis, que é um homicídio por mês até dois, antigamente eram mais de 25 homicídios somente em Parnaíba”, explanou o delegado Cadena Júnior.

Aumento do efetivo

Por conta do trabalho realizado no litoral, o delegado Cadena Júnior explicou que a governadora Regina Sousa autorizou novo curso para aumentar o efetivo de operadores da força estadual.

“Vendo o que foi feito em Parnaíba, a nossa governadora autorizou o novo curso para mais operadores para a força estadual de segurança, para aumentar a efetividade, cobrir mais cidades do interior em situações de emergência e de grave crise tanto social como queimadas ou inundação como também no combate à criminalidade que estiver crescente no município”, afirmou Cadena Júnior.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.