Fechar
GP1

Piauí

Teresina recolheu 120 toneladas de material reciclável em agosto

O programa da coleta seletiva tem como objetivo promover a reciclagem de papel, plástico, vidro e metais.

A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH), recolheu mais de 120 toneladas de material reciclável no mês de agosto, através do serviço da coleta seletiva. Atualmente, 514 locais praticam a coleta seletiva com regularidade na capital. Este número inclui os 395 condomínios cadastrados, os 21 Postos de Entrega Voluntária (PEVs), além de outros estabelecimentos considerados grandes geradores.

O programa da coleta seletiva tem como objetivo promover a reciclagem de papel, plástico, vidro e metais. Após recolhidos, esses resíduos são encaminhados para as cooperativas e entidades de reciclagem, onde passam por nova triagem e são transformados em novos produtos para serem comercializados.

“Obedecendo à orientação do prefeito Doutor Pessoa, estamos intensificando as ações de conscientização sobre a importância da coleta seletiva e também as ações de fiscalização. Comemoramos o aumento do número de condomínios cadastrados na coleta seletiva regular, mas ainda falta muito a ser feito. Nossa meta é que todos os condomínios e os demais grandes geradores de Teresina pratiquem a coleta seletiva com regularidade”, declarou o secretário da SEMDUH, Edmilson Ferreira.

Atualmente, são 21 Postos de Entrega Voluntária (PEV’s): 9 postos são de 10 m³ e 12 postos são de 1,20 m³. Essas lixeiras coloridas servem para que a população deposite os resíduos destinados à coleta seletiva. Complementando o sistema, são, também, executadas as coletas porta a porta em condomínios, empresas, instituições, repartições, bares, hotéis, estabelecimentos comerciais.

Para participar da coleta seletiva a população deve separar apenas seus resíduos recicláveis como: plástico, papel, vidro e metais e ir a um dos 21 postos espalhados pela cidade, se sua quantidade for inferior a 50kg.

Para quantidades maiores que 50kg, não é necessário separar por tipo de material. A SEMDUH disponibiliza coleta diferenciada, necessitando prévio cadastramento e agendamento, no qual essa triagem é feita pela cooperativa ou entidade responsável pelo recebimento dos resíduos recicláveis.

Os números para solicitar a coleta seletiva são: 98104-6786 (zonas Sul e Sudeste) e 98130-7739 (zonas Leste e Norte).

A Semduh também lançou neste mês de setembro, o edital de chamamento público para as entidades, cooperativas e organizações que operam a atividade de reciclagem na cidade. As instituições devem se cadastrar para o recebimento de resíduos recicláveis que são coletados pela Prefeitura.

O processo é composto por duas etapas, sendo a primeira o recebimento e abertura das propostas, que acontecerá no dia 18 de outubro deste ano, às 9h, na sede da SEMDUH. Na segunda etapa, será divulgado o julgamento das propostas e a data para o recebimento da documentação das entidades que tiveram suas propostas aprovadas.

“Para que possamos ampliar a coleta seletiva, é muito importante que possamos ter mais entidades cadastradas para receber o material reciclável. Isso vai aumentar nossa capacidade de reutilização desses materiais e incentivar o aumento da prática”, destacou o coordenador de Limpeza Pública da SEMDUH, Fabrício Amaral.

A população também tem que estar atenta às cores das lixeiras da coleta seletiva para a realização do descarte dos resíduos recicláveis de maneira correta e eficiente. A cor vermelha é destinada para plásticos (copos, sacolas, frascos, potes, tampinhas e outros), o azul para papéis (jornais, revistas, folhas de caderno, panfletos, caixas de papelões e outros), o amarelo para metais (tampinhas de garrafa, latas, parafusos, ferramentas, arames e outros), o verde para o vidro (garrafas, copos, frascos, vazios de remédio, potes de conserva e outros).

Os postos de entrega voluntária de resíduos estão espalhados nos seguintes bairros e regiões da cidade:

• Praça Desembargador Edgar Nogueira – Centro
• Lagoas do Norte – São Joaquim
• Encontro dos rios – Poti Velho
• Avenida Marechal Castelo Branco, nas proximidades do Minhocão – Ilhotas
• Praça da Igreja Católica do bairro Bela Vista – Bela Vista
• Praça da Telemar – Mocambinho
• Avenida Dom Severino – bairro Morada do Sol
• Avenida Nossa Senhora de Fátima – Fátima
• Praça das Violetas, Comercial Carvalho Mercadão – Itararé
• Comercial Carvalho – Avenida Barão de Gurguéia
• Ponte Estaiada – Avenida Raul Lopes
• Praça da Vermelha – Vermelha, na avenida Barão de Gurguéia,
• Praça das Palmeiras, no bairro Saci.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.