Fechar
GP1

Piauí

PRF e MPT resgatam 56 pessoas em situação análoga à escravidão no Piauí

Ação conjunta aconteceu nos municípios de Canto do Buriti, Amarante e Nazaré do Piauí.

Uma operação conjunta entre o Ministério Público do Trabalho (MPT), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Ministério Público Federal (MPF) resultou no resgate de 56 pessoas em situação análoga à escravidão no Piauí, nas cidades de Canto do Buriti, Amarante e Nazaré do Piauí.

De acordo com o Núcleo de Comunicação da PRF no Piauí, as ações ocorreram entre os dias 13 e 22 de setembro, em locais onde havia suspeita da prática criminosa. Ao todo, foram fiscalizados seis locais, onde se extraía pedras para calçamento.

Foto: Divulgação/PRF-PIAção conjunta resultou no resgate de 56 trabalhadores
Ação conjunta resultou no resgate de 56 trabalhadores

Os trabalhadores informaram que recebiam cerca de R$ 2020,00 a cada mil pedras extraídas. Os alojamentos desses locais estavam em condições precárias e sem condições mínimas de higiene e saúde.

Foto: Divulgação/PRF-PIPRF participou da ação
PRF participou da ação

O artigo 149 do Código Penal Brasileiro afirma que condições degradantes, jornada exaustiva, trabalho forçado e/ou servidão por dívida configuram trabalho análogo à escravidão.

Foto: Divulgação/PRF-PISituações degradantes
Situações degradantes

Todos os trâmites relacionados ao resgate dos 56 trabalhadores ficarão a cargo do Ministério Público do Trabalho.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.