Fechar
GP1

Piauí

Testemunha narra detalhes da execução do advogado Raimundo Siqueira

O advogado foi assassinado a tiros em Luís Correia, e seu corpo foi encontrado no litoral do Maranhão.

O sargento da Polícia Militar do Piauí Anderson Lustosa de Castro, que estava com o advogado Raimundo Siqueira quando ele foi assassinado, em abril de 2022, prestou depoimento ao Ministério Público do Piauí no dia 7 de fevereiro deste ano, onde contou detalhes dos últimos momentos de vida do amigo.

Anderson Lustosa foi ouvido no âmbito do processo que tornou réus Fábio Roberto Ruiz, Heliton Borges Machado e o ex-policial Erasmo de Morais Furtado, apontados como os autores do homicídio.

Foto: Reprodução/WhatsAppRaimundo Siqueira
Raimundo Siqueira

Segundo Anderson Lustosa, ele e o advogado Siqueira eram amigos de infância e haviam se reaproximado seis meses antes do assassinato. O sargento conta que no dia do crime, 6 de abril, Siqueira ligou para ele, dizendo que precisava ir até um lugar conhecido como Lagoa do Carneiro, e assim eles combinaram de ir até o local.

Por volta das 19h30 daquele dia, Anderson Lustosa, que estava em seu carro, uma S10 branca, buscou Siqueira em sua residência na cidade de Parnaíba. Segundo Anderson, durante o trajeto, o advogado disse que iria se reunir com Fábio Roberto, Heliton Borges e Erasmo de Morais, e foi nesse percurso que eles foram abordados pelos três acusados.

Anderson Lustosa narra no depoimento que Fábio, Heliton Borges e Erasmo chegaram em um carro branco e desceram do veículo apontando armas de fogo para ele e Siqueira. Em meio a uma discussão, conforme o policial, Heliton atirou contra Siqueira e ele acabou se refugiando em um matagal, sendo alvejado com um tiro na perna.

Após presenciar o assassinato de Siqueira, Anderson relata que os criminosos adentraram o matagal em sua procura. Ele conta que conseguiu escapar e se refugiar na casa de um senhor durante a madrugada, e que, por volta das 5h30 do dia seguinte conseguiu carona até o Batalhão da Polícia Militar em Luís Correia.

Corpo foi encontrado dias depois

O corpo do advogado Raimundo Siqueira foi encontrado somente no dia 23 de abril, na localidade Ilha de Santana, no litoral do Maranhão. Segundo a perícia, seu corpo estava sem cabeça e em estado avançado de decomposição.

Esposa conhece dois dos acusados

Em depoimento, a esposa do advogado Siqueira confirmou que os acusados Heliton e Fábio Roberto frequentavam a sua casa para tratar de negócios com o marido, o que confirma a relação entre a vítima e os réus.

Policial e advogado seriam comparsas

Na denúncia ajuizada junto à Vara Única da Comarca de Luís Correia, o Ministério Público sustenta que Anderson e Siqueira faziam parte de um esquema criminoso.

“Anderson é policial militar no Estado do Piauí, enquanto Siqueira, como era mais conhecida a vítima, identificava-se como advogado e empresário, sendo os dois amigos de infância. Siqueira e Anderson faziam parte de um esquema criminoso e se deslocam ao local do crime para verificarem se Siqueira estaria sendo enganado pelos outros comparsas. O deslinde da empreitada culminou com a morte de Siqueira”, consta na ação penal.

Pronunciados

Diante dos fatos apontados pelo Ministério Público, com base na investigação da Polícia Civil, no dia 23 de agosto deste ano o juiz José Cláudio Diógenes Porto pronunciou Fábio Roberto Ruiz, Heliton Borges Machado e o ex-policial Erasmo de Morais Furtado, para serem submetidos a julgamento pelo Tribunal Popular do Júri. Eles irão responder pelos crimes de homicídio qualificado, tentativa de homicídio, ocultação de cadáver, porte ilegal de arma de fogo e associação criminosa.

O magistrado considerou a suspeita que recai sobre Anderson Lustosa, mas ponderou que os apontamentos em relação ao sargento não têm relação com o homiídio. “As dúvidas que pairam são acerca da relação que tinha com os réus, mas que, em primeiro momento, não estão diretamente ligadas ao homicídio tentado e ao consumado”, destacou.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.