Fechar
GP1

Piauí

Governo do Piauí vai entregar 200 novas viaturas para a PM

As novas viaturas contarão com novo sistema de rádio e nova identidade visual em padrão internacional.

O Governo do Estado do Piauí, através da Secretaria de Segurança Pública, entregará 200 novas viaturas pick-ups para a Polícia Militar do Piauí, na próxima quinta-feira (12). A solenidade acontecerá na Avenida Marechal Castelo Branco, próximo à Assembleia Legislativa do Piauí, a partir das 8h. Os veículos, que serão distribuídos para os batalhões, são do modelo L 200, ano de fabricação 2023, e contam com novo sistema de rádio e nova identidade visual. O objetivo do aumento na frota de carros é reforçar a segurança em todo o estado.

Segundo o coronel Scheiwann Lopes, comandante-geral da Polícia Militar do Piauí, além da plotagem e rádio, as viaturas também contam com um novo giroflex, visando um maior impacto na presença policial. “O governo do estado do Piauí está investindo prioritariamente em segurança pública, tanto que está dobrando a frota locada de veículos para a PM-PI. Só a Polícia Militar passará de 300 para 600 novas viaturas, entre pick-ups e Duster. A nova plotagem dá uma caracterização mais moderna, melhor visibilidade, atendendo padronizações internacionais de comunicação visual, ocasionando uma maior visibilidade, percepção e presença da polícia nas ruas. São pick-ups com novo sistema de rádio e também sistema de iluminação novo, giroflex. Tudo isso para dar maior presença policial, aumentando a sensação de segurança”, enfatizou o comandante.

Foto: Divulgação/AscomGoverno do Estado do Piauí entregará 200 novas viaturas para a PM-Pi, na próxima quinta-feira (12)
Governo do Estado do Piauí entregará 200 novas viaturas para a PM-Pi, na próxima quinta-feira (12)

As novas viaturas serão distribuídas para todos os Batalhões do Estado e deverão atuar no policiamento de trânsito, meio ambiente, rural, apoio em operações aéreas, além de participar de policiamento ostensivo por meio das unidades especializadas da Polícia Militar.

O secretário de Segurança do Piauí, Chico Lucas, também comentou sobre a nova frota destinada para a Polícia Militar. “As viaturas começaram a chegar hoje [08] na capital e reforçarão o policiamento em todo o Estado. Também iremos entregar 400 viaturas modelo Duster até o fim de novembro de ano, para garantir que os policiais militares contem com toda a estrutura necessária para proteger os cidadãos”, comentou o sercretário.

Novo sistema de rádio

O novo sistema de rádio é digital no padrão “DMR TIER III”, com criptografia ponta-a-ponta e permitirá a comunicação não apenas por voz, mas também através do envio e do recebimento de dados, a exemplo da localização precisa das viaturas através de GPS, permitindo um tempo menor de resposta ao chamado de ocorrências. Além disso, permitirá um melhor controle por parte do Centro Integrado de comando e controle (CICC).

“Vale destacar a capacidade de troncalização o do sistema, que permitirá a individualização das comunicações das forças policiais, e quando necessário integrá-las em um único canal, otimizando sobremaneira a efetividade da resposta estatal, podendo ainda sua infraestrutura ser compartilhada com outras agências, como Sejus, Sefaz, ampliando ainda mais a integração dos entes envolvidos e uma consequente economia de recursos”, pontuou o tenente-coronel Gustavo, subdiretor da Diretoria de Tecnologia da PMPI.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.