Fechar
GP1

Piauí

Meta da Segurança é reduzir em 13% número de mortes no Piauí, afirma Chico Lucas

Segundo o secretário de Segurança Pública, o percentual equivale à redução de 100 mortes.

O secretário de Segurança Pública do Estado do Piauí, Chico Lucas, afirmou nesta terça-feira (19) que o principal objetivo da pasta é alcançar a meta de diminuir em 13% o Índice de Mortes Violentas Intencionais (MVIs) em 2023, em comparação ao ano de 2022.

De acordo com a análise tecida pelo secretário Chico Lucas, o referido percentual equivale a redução de 100 mortes neste ano. Para tanto, o chefe da pasta frisou que a busca pela redução de 13% de MVIs se aplica no emprego de esforços para combater homicídios, mortes no trânsito, e mais.

"O índice mais importante, que é o que a gente mais persegue, é diminuição de Mortes Violentas Intencionais (MVIs). No ano passado [2022] nós tivemos 826 mortes. Neste ano, até esse momento, estamos com 701. Então, a meta que a gente persegue é chegar no máximo 726 para ter uma redução de 100 mortes. Isso representa 13% de queda, mas temos mais 13 dias pela frente e a gente vai continuar nesse esforço para continuar segurando as mortes violentas intencionais", comentou Chico Lucas.

Foto: Alef Leão/GP1Secretário de Segurança, Chico Lucas
Secretário de Segurança, Chico Lucas

Ainda segundo o secretário de Segurança Pública do Piauí, a incubência de empreender esforços para reduzir as mortes violentas deve assegurar também a continuidade do Piauí como um estado com baixos indíces de violência no Norte e Nordeste e abaixo da média nacional.

"O Piauí já era o Estado menos violento do Norte e Nordeste, mesmo com 826 [mortes]. Não tenho como dizer como dizer se vai sair, não existe um ranking unificado, geralmente o anuário da Segurança coleta os dados e no primeiro semestre do ano seguinte, ele produz os resultados. A gente espera continuar nesse ranking, abaixo da média nacional. O que a gente tem de detalhe é que alguns estados têm aumentado o número de mortes, outros a diminuição é pequena, parece que no nosso [Estado] a diminuição é mais significativa, mas não posso dizer isso com certeza, porque esses dados não estão consolidados”, ponderou Chico Lucas.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.