Fechar
GP1

Piauí

Casos de Dengue, Zika e Chikngunya reduzem no Piauí

Os dados do boletim registram desde a 1ª semana epidemiológica de 2023 até agora, em comparação com 2022.

Nessa sexta-feira (10) a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) publicou o Boletim Epidemiológico referente a 10ª semana epidemiológica de 2023. Conforme analisado no último levantamento da equipe de saúde, Dengue, Zika vírus e Chikungunya apresentaram diminuição no número de casos registrados em relação ao mesmo período do ano de 2022. Os dados do boletim registram desde a 1ª semana epidemiológica deste ano até agora, apresentando um comparativo com o mesmo período do ano passado.

Confira aqui o Boletim Epidemiológico na íntegra.

O número de pessoas que notificaram estar com dengue apresentou reduziu em 68,3%, se comparado ao mesmo período de 2022. Ao todo, foram 1.049 notificações em 60 municípios durante este ano, enquanto em 2022 foram registrados 3.307 notificações em 121 cidades piauienses. Cidades como: Barra D’Alcântara, Água Branca, Barro Duro, Miguel Leão e Esperantina, foram os municípios piauienses que apresentaram a maior incidência da doença durante as últimas dez semanas epidemiológicas. No entanto, no Piauí não foram registrados óbitos por dengue em 2023.

Foto: Divulgação/AscomMosquito da dengue
Mosquito da dengue

Já sobre a Chikungunya, o boletim epidemiológico mostra que o estado piauiense apresentou uma redução de 5,5% nos casos, comparado ao ano passado. São 606 notificações em 23 municípios no ano de 2023 contra 641 notificações de 43 municípios durante as dez primeiras semanas epidemiológicas de 2022. Também não foram registrados óbitos pela doença em 2023.

No boletim também foram apresentados os dados sobre a Zika, no qual o estado teve uma redução de 100% das notificações, não apresentando nenhum registro no sistema.

Mesmo com essa redução, é sempre preciso manter os cuidados em dia, como por exemplo:

1 - Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água;

2 - Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada;

3 - Não jogue lixo em terrenos baldios;

4 - Se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.