Fechar
GP1

Piauí

Descarte irregular de lixo afeta saúde pública e finanças de Teresina

Na capital são recolhidas, mensalmente, cerca de 10.000 toneladas de lixo descartado de forma inadequada.

A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Teresina (SEMDUH), afirmou que tem trabalhado para conscientizar a população sobre a importância do descarte correto de lixo. Além disso, a SEMDUH tem investido em infraestrutura para o armazenamento e destinação adequada de resíduos sólidos, o que contribui para a preservação do meio ambiente e para o bem-estar da população.

O descarte de lixo em local irregular é um problema que afeta não só a aparência da cidade, mas também a saúde pública e as finanças do município. Em Teresina, são recolhidas, mensalmente, cerca de 10.000 toneladas de lixo descartado de forma inadequada, o que representa um grande risco para a população.

“O lixo jogado em lugares impróprios pode se acumular e formar verdadeiros focos de doenças, atrair animais peçonhentos e comprometer o meio ambiente. Além disso, o descarte irregular é um desperdício de recursos públicos, uma vez que é preciso investir R$655.000,00 mensais para mobilizar equipes e veículos para recolher o lixo que deveria ter sido levado para o local adequado”, disse o diretor especial de Coordenação de Limpeza Pública Paulo Nunes.

Foto: Divulgação/AscomO lixo jogado em lugares impróprios pode se acumular e formar verdadeiros focos de doenças, atrair animais peçonhentos e comprometer o meio ambiente
O lixo jogado em lugares impróprios pode se acumular e formar verdadeiros focos de doenças, atrair animais peçonhentos e comprometer o meio ambiente

Por outro lado, quando o lixo é levado para os locais de descarte apropriados, há uma série de benefícios para a saúde pública e para as finanças públicas. O correto descarte de lixo evita a proliferação de doenças, protege o meio ambiente e, consequentemente, melhora a qualidade de vida da população.

Portanto, é fundamental que cada cidadão faça a sua parte e contribua para a manutenção da cidade limpa e saudável. O descarte adequado de lixo é uma questão de responsabilidade social e ambiental, e toda a população deve se empenhar nessa causa.

Para denunciar o descarte irregular de lixo, entre em contato com o Programa Lixo Zero através do WhatsApp 86 9 9402 3074, a identidade do denunciante será mantida em sigilo e os profissionais da fiscalização estarão preparados para aplicarem as medidas cabíveis para coibir esta prática.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.