Fechar
GP1

Piauí

Pablo Santos visita Serra da Capivara com empresários

O parque recebeu mais de 9 mil visitantes somente nos quatro primeiros meses de 2023.

Acompanhado de um grupo de empresários paulistas e da equipe do Projeto Turistando Piauí, o chefe da Secretaria do Turismo, Pablo Santos, realizou uma visita ao Parque Nacional da Serra da Capivara, no sudeste do Piauí. A visita foi guiada por profissionais da região e aconteceu nos principais atrativos do local, como o Boqueirão da Pedra Furada, fábrica de cerâmica e Museu da Natureza.

Na oportunidade, o secretário falou sobre o desejo de firmar parcerias para o fortalecimento do turismo na região. “Temos um governo trabalhando de maneira integrada, que entende a importância do turismo para o crescimento econômico do país. Por isso, a ideia é garantir que o setor de viagens cresça ainda mais. O nosso intuito é colaborar não apenas incentivando a visitação, mas também na estruturação”, explica Pablo Santos.

A arqueóloga Marian Rodrigues, chefe do parque, reforçou a importância do lugar para o mundo. “Os recursos e valores do parque são fundamentais e únicos. Por isso, precisam ser conhecidos e usufruídos. Temos tido um aumento no número de visitantes a cada ano e isso é muito positivo”, frisa, destacando que nos quatro primeiros meses de 2023 o local recebeu mais de 9.000 visitantes.

O turista que se destinar para a região vai encontrar um roteiro vasto. O Parque Serra da Capivara apresenta um dos conjuntos de sítios arqueológicos mais relevantes das Américas, que fornecem dados e vestígios importantes para uma revisão geral das teorias estabelecidas sobre a entrada do homem no continente americano.

Em viagem pelo Piauí, a empresária Gabriella Marques, de São Paulo, reforça a paixão pelo Estado. “Temos muitos “Brasis” dentro desse país e o Piauí é um deles. Viemos para conhecer a cultura do mel em outro município e aproveitamos o convite da equipe da Setur para conhecer as riquezas da região. A Serra da Capivara é incrível”, pontua.

Sobre o parque

Com uma área de aproximadamente 130 mil hectares, o Parque Serra da Capivara ocupa parte dos municípios de São Raimundo Nonato, João Costa, Brejo do Piauí e Coronel José Dias. Foi criado em 1979 para preservar vestígios arqueológicos da mais remota presença do homem na América do Sul. Sua demarcação foi concluída em 1990. Por sua importância, a Unesco o inscreveu na Lista do Patrimônio Mundial em 13 de dezembro de 1991, e também na Lista Indicativa brasileira como patrimônio misto.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.