Fechar
GP1

Piauí

Desembargador Erivan Lopes concorre a vaga de ministro do STJ

Ao todo, 59 desembargadores estaduais estão concorrendo a duas vagas em aberto para o cargo.

O desembargador Erivan Lopes, do Tribunal de Justiça do Piauí, está entre os candidatos inscritos a vaga de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ao todo, 59 desembargadores estaduais estão concorrendo a duas vagas em aberto para o cargo.

O prazo para que os tribunais encaminhassem os nomes dos candidatos encerrou nessa quarta-feira (31). Agora, os ministros do STJ devem escolher quatro desembargadores em votação secreta, que ocorrerá no dia 23 de agosto. A lista com os mais votados será encaminhada ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), responsável por definir os escolhidos.

Foto: Lucas Dias/GP1Presidente do TRE-PI, desembargador Erivan Lopes
Presidente do TRE-PI, desembargador Erivan Lopes

Os indicados pelo presidente ainda serão sabatinados pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal e submetidos à votação no Plenário. Caso sejam aprovados pelos parlamentares, serão nomeados.

As duas vagas, direcionadas a membros de tribunais estaduais, foram abertas com a aposentadoria de Jorge Mussi e o falecimento de Paulo de Tarso Sanseverino.

Biografia

Erivan Lopes nasceu em Santo Antônio de Lisboa, no interior do Piauí, e ocupa o cargo de desembargador do TJ-PI desde 22 de junho de 2009. Ele foi presidente do órgão entre 2016 e 2019.

Atualmente é presidente da 6ª Câmara de Direito Público, da 2ª Câmara Especializada Criminal e das Câmaras Reunidas Criminais do Tribunal de Justiça do Piauí. Também é Vice-Diretor da Escola Judiciária do Tribunal de Justiça do Piauí.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.