Fechar
GP1

Piauí

Governador Rafael Fonteles lamenta morte de piauiense indicada ao Nobel

Idealizadora do Programa Nacional de Combate à Aids, Lair Guerra foi indicada ao Nobel da Paz em 2004.

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), usou as redes sociais para lamentar o falecimento da biomédica piauiense Lair Guerra, que morreu aos 80 anos nesta quarta-feira (13). Idealizadora do Programa Nacional de Combate à Aids, ela foi indicada ao Nobel da Paz em 2004.

Em postagem nas redes sociais, o governador ressaltou que a pesquisadora será sempre lembrada por sua contribuição para a ciência, sobretudo na garantia de direitos e acesso à saúde da população com HIV/AIDS.

Foto: ReproduçãoLair Guerra
Lair Guerra

“Nossos sentimentos aos familiares e amigos da cientista piauiense Lair Guerra. Ela foi uma das indicadas ao Prêmio Nobel da Paz em 2004 pelo trabalho pioneiro em relação à Aids. Será sempre lembrada no Brasil e no mundo como uma referência na ciência e como exemplo de luta pelos direitos da pessoa com HIV”, afirmou Rafael Fonteles.

Lair Guerra

Nascida em Curimatá, ela foi professora de Microbiologia na Universidade Federal do Piauí (UFPI) e também docente da Universidade de Brasília (UnB). Com pós-graduação no Centro de Controle de Doenças (CDC) em Atlanta, nos Estados Unidos, ela foi pioneira na construção de políticas públicas no Brasil para o enfrentamento da Aids.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.