Fechar
GP1

Piauí

Polícia Federal investiga fraude envolvendo escolas de tempo integral no Piauí

O esquema envolve prefeitos que inventam dados e prestam informações falsas ao MEC.

A fraude bilionária revelada pelo Fantástico nas prefeituras do Maranhão, envolvendo escolas de tempo integral que não existem, não é um episódio isolado e também ocorre no Piauí. O esquema envolve prefeitos que inventam dados e prestam informações falsas ao MEC acerca do número de alunos que estudam em escolas de tempo integral, passando a receber uma verdadeira fábula de recursos adicionais.

A trama é centrada no Censo Escolar e causou um rombo sem precedentes nos cofres do Ministério da Educação (MEC), apenas no Maranhão, e vem se expandindo em um número cada vez maior de prefeituras.

O Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) calcula um rombo de R$ 1,5 bilhão aos cofres públicos causado pelas prefeituras maranhenses. As informações foram confirmadas pelo presidente do TCE do Maranhão, Marcelo Tavares.

Foto: Divulgação/PFOperação da Polícia Federal
Operação da Polícia Federal

O esquema tomou proporções alarmantes com a leniência por parte dos órgãos fiscalizadores, que não conferem a lisura das informações prestadas pelos gestores.

Para que se tenha uma ideia, o Brasil possui 13,6% de alunos matriculados em escolas de tempo integral, mas no Piauí o número é bem maior, 47,2 % dos alunos das redes municipais de ensino estudaram em escolas de tempo integral em 2023, segundo o último censo escolar.

Com um detalhe: o Piauí ocupa um dos primeiros lugares no Brasil, deixando para trás estados como São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.

Foto: Divulgação/AscomComparação Piauí/Maranhão
Comparação Piauí/Maranhão

A Polícia Federal está investigando e as perspectivas são sombrias para os prefeitos envolvidos no esquema, que envolve uma empresa de assessoria educacional que recebeu mais de R$ 6 milhões das prefeituras piauienses, somente em 2023.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.