Fechar
GP1

Piauí

Desocupação atinge 37% mais mulheres que homens no Piauí, diz IBGE

Estudo do IBGE é baseado na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua).

No Dia Internacional da Mulher, o estudo “Estatísticas de gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil” do IBGE revelou que a taxa de desocupação das mulheres no Piauí foi de 11,9%, cerca de 37% maior que a dos homens, que foi de 8,7%. Essa taxa para as mulheres está no mesmo patamar da média nacional, que foi de 11,8%, mas abaixo da média do Nordeste, que foi de 15,9%.

O estudo, baseado na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), também mostrou que a taxa de desocupação das mulheres piauienses foi a segunda menor na região Nordeste, ficando abaixo apenas da registrada no Ceará, que foi de 10,1%. Além disso, a taxa de desocupação para as mulheres sempre foi superior à dos homens no período de 2012 a 2022, com exceção de 2016.

A pesquisa também revelou uma diferença na taxa de desocupação por cor ou raça, onde a taxa de desocupação para as mulheres pretas ou pardas no Piauí foi de 13%, enquanto que para as mulheres brancas foi de 8,5%, uma diferença de 4,5 pontos percentuais. No Brasil, as mulheres pretas ou pardas apresentaram uma taxa de desocupação de 14% e as mulheres brancas de 9,2%, uma diferença de 4,8 pontos percentuais.

Para os homens do Piauí, a taxa de desocupação ficou praticamente no mesmo patamar, registrando-se um indicador de 8,7% para os homens pretos ou pardos e de 8,6% para os brancos. No Brasil, os indicadores apresentaram maior diferença, onde os homens pretos ou pardos registraram uma taxa de desocupação de 9% e os brancos, de 6,3%.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.