Fechar
GP1

Piauí

Governador Rafael Fonteles lança última campanha de vacinação contra aftosa

A solenidade oficial realizada nesta segunda-feira (01), ocorreu na sede da Fazenda JM, zona rural.

Alef Leão/GP1 1 / 18 Governador Rafael Fonteles, Marcelo Castro e Fábio Abreu Governador Rafael Fonteles, Marcelo Castro e Fábio Abreu
Alef Leão/GP1 2 / 18 Governo lança ultima campanha contra febre aftosa no Piauí Governo lança ultima campanha contra febre aftosa no Piauí
Alef Leão/GP1 3 / 18 Secretário da SADA, Fábio Abreu Secretário da SADA, Fábio Abreu
Alef Leão/GP1 4 / 18 Deputado João Madison Deputado João Madison
Alef Leão/GP1 5 / 18 Marcelo Castro, Senador Marcelo Castro, Senador
Alef Leão/GP1 6 / 18 Autoridades no evento Autoridades no evento
Alef Leão/GP1 7 / 18 Senador Marcelo Castro e Governador Rafael Fonteles Senador Marcelo Castro e Governador Rafael Fonteles
Alef Leão/GP1 8 / 18 Governador Rafael Fonteles Governador Rafael Fonteles
Alef Leão/GP1 9 / 18 Rafael Fonteles, Governador do Estado Rafael Fonteles, Governador do Estado
Alef Leão/GP1 10 / 18 Governador falou durante solenidade de lançamento da campanha da febre aftosa no Piauí Governador falou durante solenidade de lançamento da campanha da febre aftosa no Piauí
Alef Leão/GP1 11 / 18 Rafael Fonteles e Fábio Abreu em lançamento da ultima campanha da febre aftosa no Piauí Rafael Fonteles e Fábio Abreu em lançamento da ultima campanha da febre aftosa no Piauí
Alef Leão/GP1 12 / 18 Governador Rafael Fonteles Governador Rafael Fonteles
Alef Leão/GP1 13 / 18 Deputado João Madison Deputado João Madison
Alef Leão/GP1 14 / 18 Júlio César, Deputado Federal Júlio César, Deputado Federal
Alef Leão/GP1 15 / 18 Secretário Fábio Abreu e Governador Rafael Fonteles Secretário Fábio Abreu e Governador Rafael Fonteles
Alef Leão/GP1 16 / 18 Rafael Fonteles comemora ultima campanha contra febre aftosa no Piauí Rafael Fonteles comemora ultima campanha contra febre aftosa no Piauí
Alef Leão/GP1 17 / 18 Vacinação contra febre aftosa Vacinação contra febre aftosa
Alef Leão/GP1 18 / 18 Governo lança ultima campanha contra febre aftosa no Piauí Governo lança ultima campanha contra febre aftosa no Piauí

O governador Rafael Fonteles (PT-PI) lançou a última campanha de vacinação contra a Febre Aftosa. A solenidade oficial realizada nesta segunda-feira (01), ocorreu na sede da Fazenda JM, situada na PI 113, no Povoado Coroatá, zona rural de Teresina.

A meta é imunizar cerca de 2 milhões de bovinos e bubalinos até o dia 30 de abril. O prazo para vacinação é improrrogável já que a portaria publicada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, que reconhece o estado piauiense como zona livre da doença sem vacinação, passará a vigorar a partir do dia 1° de maio.

Em conversa com a imprensa, o governador explicou que é um feito histórico o Piauí chegar ao status de zona livre da aftosa sem a vacinação. Ele adiantou que, após chegar a este patamar, o objetivo é continuar investindo na comercialização do que é produzido no Estado.

"A pecuária faz parte da tradição da história do Piauí e queremos profissionalizar mais a nossa pecuária para que o Piauí participe, cada vez mais, na qualidade do processamento da proteína animal, do acesso aos mercados e gerar mais possibilidades de trabalho, emprego e renda para o nosso povo. Chegar a esse status de livre da aftosa, sem vacinação, é uma grande vitória da nossa pecuária que vai alcançar novos patamares em termos de comercialização da nossa produção”, comemorou o governador.

Rafael Fonteles contou ainda que estabeleceu uma meta para dobrar a quantidade de cabeças de gado até o ano de 2030, tendo em vista que, de acordo com o chefe do Palácio de Karnak, em um ano houve um aumento de 200 mil gados.

“Lancei uma meta de a gente dobrar a quantidade de cabeças de gado no Piauí, até 2030. Ela já cresceu cerca de 200 mil cabeças em um ano. É uma meta factível ainda mais com o melhorando genético, com a sanidade animal e vegetal, sendo algo comum e constante com a incorporação de novas tecnologias e, principalmente, com atração da agroindústria, dos frigoríficos", declarou o governador.

Já o deputado estadual João Mádison (MDB) agradeceu ao apoio do governo do Estado do Piauí e ao senador Marcelo Castro (MDB) pela destinação de recursos que ajudaram na viabilidade do projeto de fazer o estado região livre da aftosa sem precisar mais de vacinação.

“Há muito tempo lutamos para que o Piauí ficasse livre da febre aftosa. Agradeço aos governadores que já passaram, Wellington Dias, Wilson Martins, que criou a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (ADAPI) e nós estamos agora coroando essa vitória com o governador Rafael Fonteles. Temos aqui o senador Marcelo Castro, que nos ajudou também a conseguir recursos para vencer essa etapa. Mas, nós sabemos que ainda temos uma responsabilidade grande, que é o prazo de 30 dias para vacinar, então temos que trabalhar com todos os pecuaristas do Estado do Piauí. Isso é de grande importância para que possamos vender nossos animais para fora do Piauí”, destacou João Mádison.

Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (SADA)

O secretário Fábio Abreu, da Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (SADA), também esteve presente e ressaltou que essa última campanha de vacinação é importante para que o Piauí também seja reconhecido como estado livre de aftosa por outros países do mundo.

“Primeiro é importante ressaltar a data de vacinação, que será de 1º de abril a 30 de abril, sem nenhum dia de prorrogação. Não teremos extensão de prazo, porque nós vamos encaminhar esse relatório ao ministério, que encaminhará à Organização Mundial de Saúde Animal e é através desse relatório que pretendemos alcançar a classificação internacional de estado livre de aftosa. Hoje, a Portaria 665 do Ministério da Agricultura e Pecuária confirma o estado do Piauí livre da aftosa sem vacinação, ou seja, estamos no rol dos estados que podem comercializar com qualquer outro estado do Brasil e pretendemos que isso aconteça a nível mundial, através desse certificado que estamos buscando com essa organização” ressaltou o secretário Fábio Abreu.

Abreu também relembrou que a partir de 1º de maio os produtores do estado do Piauí estão proibidos de vacinar seu rebanho, para fazer cumprir o previsto no Art. 2º da Portaria 665 do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). Para acessar o documento na íntegra, clique aqui.

“A partir do dia 1º de maio é proibido vacinação no território piauiense, proibido comercialização de vacina no território piauiense, então é uma série de protocolos de proibições a partir dessa data. Mas, o importante é que a história está sendo feita, o Piauí fica livre da vacinação e passa a ter as divisas livres para qualquer comercialização com qualquer estado”, relembrou o secretário.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.