Fechar
GP1

Piauí

CCJ aprova projetos do Pacto pela Ordem na Assembleia Legislativa do Piauí

As mensagens do Governo do Estado iniciaram a tramitação no último dia 15 de abril.

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou, nesta terça-feira (29), três projetos do Pacote de Segurança "Pacto pela Ordem", de autoria do Governo do Estado do Piauí.

As mensagens do Governo do Estado iniciaram a tramitação no último dia 15 de abril. Dentre as propostas estão a criação do Estatuto da Vítima, o Fundo Estadual de Reparação às Vítimas e a obrigatoriedade de participação dos policiais em programas de proteção à saúde.

O Estatuto da Vítima visa assegurar os direitos das pessoas direta ou indiretamente afetadas por crimes, com foco no acesso à informação, acolhimento e oferta de serviços de saúde e assistência social. O relator da matéria na CCJ, deputado Henrique Pires (MDB), afirmou que o projeto não apresenta impedimentos constitucionais.

Foto: Lucas Dias/GP1Assembleia Legislativa do Piauí
Assembleia Legislativa do Piauí

Já o projeto de lei que cria o Fundo de Reparação às Vítimas foi aprovado com a justificativa de suprir “uma lacuna histórica nas políticas de Segurança Pública e Justiça, ao reconhecer que o atendimento à vítima deve ser parte estruturante da resposta estatal ao crime”. A proposta também teve relatoria de Henrique Pires, que votou pela aprovação.

A terceira matéria aprovada obriga os policiais a participarem de Programas de Proteção à Saúde. A proposição foi relatada pelo deputado Gessivaldo Isaías (Republicanos), que apresentou emenda definindo que os custos dos exames obrigatórios sejam de responsabilidade do Governo do Estado. A emenda também foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça.

Agora os projetos serão avaliados pelas sessões temáticas. O Estatuto da Vítima será avaliado pela Comissão de Direitos Humanos, Juventude, Minorias e Igualdade Racial. Já o projeto do Fundo de Reparação às Vítimas vai tramitar na Comissão de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação e a proposta sobre os exames de saúde dos policiais será encaminhada à Comissão de Administração Pública e Política Social.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.