O levantamento do Mapa da Segurança Pública, que reúne informações sobre a criminalidade e a atuação das forças de segurança, revelou que o estado apresentou redução maior que as médias nacionais em indicadores como homicídios, latrocínios e apreensão de drogas em 2024.
Segundo o secretário da Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, “o Piauí tem avançado de forma consistente no enfrentamento à criminalidade, com políticas públicas baseadas em investimentos na inteligência, e na valorização e integração das forças de segurança”.

Redução de crimes violentos e avanços no combate ao crime organizado
Entre os principais destaques está a redução de 10,02% nos homicídios dolosos, percentual superior à média nacional de 6,33%. O estado também registrou uma queda de 23,08% nos casos de lesão corporal seguida de morte, enquanto o cenário nacional apresentou aumento de 22,93%.
No que diz respeito aos casos de latrocínio, que correspondem a roubo seguido de morte, o estado apresentou uma redução de 9,52%, percentual superior à média nacional, que registrou queda de apenas 1,65%.
Nos crimes contra o patrimônio, o Mapa da Segurança Pública aponta avanços. Os roubos de veículos no Piauí diminuíram 21,76%, enquanto os furtos de veículos caíram 11,01%. No âmbito nacional, as reduções foram de 6,10% e 2,64%, respectivamente.
No combate ao crime organizado, o estado registrou o maior aumento da região Nordeste nas apreensões de maconha, com crescimento de 561,34%, além de um aumento de 10,20% nas ocorrências relacionadas ao tráfico de drogas.
Melhorias na justiça criminal, desaparecimentos e ações de emergência
O Piauí também se destaca entre os estados com uma das menores taxas de desaparecimento do país, com aumento de 25,71% no número de pessoas localizadas. Na justiça criminal, houve crescimento de 19,04% no número de prisões por mandado judicial. Além disso, o estado registrou redução de 75% nas mortes a esclarecer sem indícios de crime, enquanto o país apresentou aumento de 10,46% nesse tipo de ocorrência.
Os indicadores de emergência e salvamento também apontam avanços. O atendimento pré-hospitalar cresceu 18,60%, as ocorrências de busca e salvamento aumentaram 140,90%, e o combate a incêndios registrou alta de 126,93%.
O Mapa da Segurança Pública é um instrumento elaborado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), com base nos dados coletados junto às Unidades da Federação.
Ver todos os comentários | 0 |