O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) divulgou nota na sexta-feira (8), alertando para a ocorrência de golpes com falsas cobranças de taxas, referentes a uma suposta “contribuição confederativa assistencial”.
Pessoas que foram candidatas nas eleições do ano passado estão recebendo mensagens com a suposta cobrança. Nessas mensagens, constam dados do registro de candidatura como, por exemplo, o número do CNPJ de campanha.
“A orientação do TRE-PI para quem receber esse tipo de mensagem é não clicar em links nem abrir arquivos anexos. O TRE-PI esclarece que candidatas ou candidatos que, eventualmente, sejam condenados a pagar alguma multa ou devolver valores ao Tesouro Nacional por irregularidades nos gastos de campanha, são sempre intimados dessa decisão dentro do processo de prestação de contas”, diz a nota.
As intimações são feitas por oficial de justiça, por correspondência impressa ou por WhatsApp, nunca por e-mail. Além disso, o pagamento de eventual multa ou devolução de valor ao Tesouro Nacional, após determinação judicial, é sempre feito por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU), emitida pelo próprio candidato em sistema disponibilizado pela Justiça Eleitoral.
Thais Guimarães
Ver todos os comentários | 0 |