Fechar
GP1

Polícia

PF deflagra Operação Hesíodo e cumpre mandados em Teresina

Os mandados de prisão foram expedidos pelo Juízo da 1ª Vara Criminal da Comarca de São Luís/MA.

A Polícia Federal no Maranhão deflagrou nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (10), a "Operação Hesíodo", com objetivo de desarticular uma organização criminosa que atua em vários estados do Brasil, responsável por tráfico de armas, drogas, crimes violentos e lavagem de dinheiro.

Estão sendo cumpridos 24 mandados de busca e apreensão, 14 mandados de prisão temporária, além de constrição patrimonial, em Caxias, Timon e Teresina. Os mandados foram expedidos pelo Juízo da 1ª Vara Criminal da Comarca de São Luís/MA.

Foto: Divulgação/PFOperação Hesíodo
Operação Hesíodo

Segundo informações da Polícia Federal, a Operação Hesíodo faz parte do desdobramento de um inquérito policial instaurado inicialmente para investigar grupos criminosos com envolvimento em roubos contra instituições financeiras e a transportadoras de cargas no interior do Maranhão.

Foto: Divulgação/PFPF deflagra Operação Hesíodo e cumpre mandados em Teresina
PF deflagra Operação Hesíodo e cumpre mandados em Teresina

Como atuava a organização criminosa

Durante as investigações, a Polícia Federal observou que em algumas regiões do interior do Maranhão havia pessoas ligadas a uma facção criminosa com atuação em âmbito nacional. A suspeita é de que os indivíduos ligados a essas cédulas criminosas atuem em cidades como Caxias e Timon, no Maranhão.

De acordo com a Polícia Federal, alguns investigados tinham a incumbência de serem o braço armado do grupo criminoso, realizando cobranças de dívidas, enquanto outros realizavam a venda de drogas e armas e alguns operavam financeiramente, fazendo a lavagem de dinheiro.

Os envolvidos, caso condenados, podem responder em tese pela prática de crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo.

Operação Hesíodo

Participam da operação 102 policiais federais, com apoio da Polícia Civil de São Luís, cães farejadores, grupos táticos do Comando de Operações Táticas (COT) e apoio aéreo do Comando de Aviação Operacional (CAOP), grupos esses especializados em operações de alto risco.

O nome da operação se deu devido a Hesíodo ser um poeta grego, que escreveu a obra Teogonia, na qual fez referência a origem de monstros da mitologia grega que espalhavam terror e miséria.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.