Fechar
GP1

Polícia

Polícia Civil dá dicas de prevenção de crimes contra idosos no Piauí

Levantamento aponta que, somente em 2023, foram denunciados 968 crimes contra pessoas idosas no Piauí.

Neste domingo, dia 1° de outubro, é comemorado o Dia Internacional da Pessoa Idosa, data destinada à celebração e conscientização dos cuidados necessários, inclusive, no que diz respeito à segurança com quem tanto já viveu e cerca a todos de experiência e afeto. Desta forma, a Polícia Civil do Piauí divulgou dicas prevenção aos crimes contra idosos e como realizar denúncias sobre essa modalidade de crime.

Conforme o levantamento feito pelo Núcleo de Estatísticas da Secretaria de Segurança do Piauí, foram registrados 968 Boletins de Ocorrência de crimes contra idosos no Piauí, somente em 2023. A estatística alarmante também indicou que os principais delitos cometidos contra pessoas idosas são de violência física e violência patrimonial.

Foto: Banco de imagensIdosos
Idosos

A delegada Daniela Barros, titular da Delegacia de Segurança e Proteção ao Idoso, expôs que que a incidência de crimes que envolvem maus-tratos é grande, principalmente nos casos de filhos e netos dependentes químicos. A autoridade policial também reforçou a necessidade de toda a população trabalhar em prol da segurança da pessoa idosa.

“Não hesite em denunciar qualquer caso de violência contra a pessoa idosa. Em muitas situações, o idoso tem limitações físicas e até cognitivas, então, ele não pode se deslocar até uma unidade policial para realizar essa denúncia, logo, ele precisa da colaboração da comunidade para conseguir sair dessa situação’’, enfatizou a delegada Daniela Barros.

Foto: Divulgação/ Polícia Civil do PiauíDelegada Daniela Barros
Delegada Daniela Barros

A delegada-ajunta da Delegacia de Segurança e Proteção ao Idoso, Cassandra Moraes, que é a responsável pelas investigações sobre os crimes de violência patrimonial, como estelionato, explicou a necessidade dos cuidados com os idosos que facilmente acessam a Internet, ambiente propício aos golpes contra a pessoa idosa.

“Temos que ter muito cuidado com os links que recebemos na internet, principalmente via WhatsApp. Outra coisa é desconfiar de ligação de banco, pois banco não liga para cliente para oferecer empréstimo, por exemplo. Além disso, é importante ter cuidado com as fotografias na Internet devido a biometria facial, pois alguém pode usar a fotografia do idoso para se passar por ele e, assim, fazer transações bancárias em seu nome. Procure sempre alguém de confiança para tratar desse assunto”, informa a delegada Cassandra Moraes.

Foto: Divulgação/ Polícia Civil do PiauíDelegada Cassandra Moraes
Delegada Cassandra Moraes

Denúncias

As autoridades policias ressaltam que as denúncias podem ser feitas em qualquer unidade policial do Estado, pois a denúncia será encaminhada à Delegacia do Idoso.

Em Teresina, a denúncia pode ser feita, inclusive, na própria sede da Delegacia de Segurança e Proteção ao Idoso, localizada no Complexo de Delegacias Especializadas ‘’Secretário Carlos Lôbo’’, na Rua Governador Raimundo Artur de Vasconcelos, número 955, bairro Marquês, na zona norte da Capital.

As queixas podem ser feitas também pelo Disque 100, serviço de ligação gratuita do Governo Federal, cuja qualquer pessoa também pode fazer denúncia de forma anônima, informando dados principais como nome, local e tipo de crime.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.