A Polícia Federal (PF), com apoio da Controladoria-Geral da União (CGU), apreendeu joias, equipamentos eletrônicos e dinheiro em espécie durante o cumprimento de mandados da Operação Expertise, na manhã desta terça-feira (2). A investigação apura desvios em contratos das áreas de Saúde e Educação no Pará, que somam R$ 198 milhões.
A ação foi realizada em Belém, capital paraense, e em Marituba. Cinco pessoas foram presas e 18 mandados de busca e apreensão foram cumpridos. Entre os investigados está Fabrício Corrêa, chefe de gabinete do deputado estadual Chicão (MDB), atual presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). Empresários e servidores públicos também foram alvos da operação.
A operação, que contou com a participação de 65 policiais e seis auditores da CGU, investiga um esquema fraudulento contra a Administração Pública, envolvendo lavagem de dinheiro e o uso de empresas de fachada financiadas com verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e do Fundo Nacional de Saúde (FNS).
Segundo as autoridades, o esquema incluía direcionamento de licitações, adesão irregular a atas de registro de preços, simulação ou execução parcial de contratos, além de repasses vultosos de recursos públicos, que posteriormente eram sacados em espécie e redistribuídos entre os envolvidos.
A Justiça determinou o bloqueio de ativos no valor de R$ 198 milhões, o afastamento do sigilo bancário e fiscal de 17 investigados, a suspensão por tempo indeterminado de quatro empresas envolvidas e o afastamento de seis servidores públicos de suas funções.
Maria Luísa Veloso
Ver todos os comentários | 0 |