Fechar
GP1

Política

Festival da Uva em São João do Piauí começa com curso de gastronomia

"Acho que o curso vem dar um empurrão no empreendedorismo das mulheres do assentamento", aqui todos estão envolvidos no 1° Festival da Uva.

A programação do 1° Festival da Uva, em São João do Piauí, teve início nesta segunda-feira, 26, com um curso de gastronomia com os subprodutos da uva para as mulheres do Assentamento Marrecas. A secretária para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), Rejane Dias, participou da abertura das atividades que acontecem na escola do assentamento (projeto piloto de plantação de uvas).

Quem visitar o Festival da Uva vai conhecer o resultado do trabalho dessas mulheres, que é coordenado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Piauí (Faepi) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), um dos parceiros do Festival.

A proposta de acordo com a secretária Rejane Dias, é conhecer as várias possibilidades de trabalho que a uva oferece e, a partir daí, fomentar o empreendedorismo entre as mulheres. A preocupação é cuidar de produtos viáveis para o comércio que casem com as necessidades do mercado.

De acordo com Mickaela Fonseca, consultora do grupo Olívio J. Fonseca, de Teresina, o curso é apenas o pontapé inicial. “Além de usar a polpa da uva para licor, geleia, bombom, com a semente da uva também se faz o shampoo, o sabão e o sabonete”, explica a instrutora.

Para dona Anísia Joana Araújo, que antes não conhecia nenhuma receita à base de uva, "a expectativa é muito boa, porque aqui o grupo está descobrindo uma infinidade de possibilidades de serem trabalhadas com a uva como: licor, surpresa de uva, bolo e geleia."
De acordo com a assentada Justina Rodrigues, o mais importante no curso é a técnica de como extrair o melhor da uva e agregar valor ao produto que eles só comercializavam in natura. “Acho que o curso vem dar um empurrão no empreendedorismo das mulheres do assentamento”, aqui todos estão envolvidos no 1° Festival da Uva.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.