Fechar
GP1

Política

Aliados de Nerinho comemoram decisão do TSE que determina sua diplomação como deputado

Com a decisão do presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski, deputado Nerinho garantiu sua permanência na Assembléia Legislativa do Piauí

Aliados do deputado José Icemar Lavor Néri, o Nerinho (PTB), comemoraram a decisão do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, que determina a sua diplomação como deputado efetivo e não como suplente.

A notícia chegou a Picos no início da noite de ontem, 30 de dezembro, e foi comemorada por lideranças políticas que integram o grupo político do deputado Nerinho, assim como boa parte dos seus eleitores, amigos e familiares.

Embora a decisão tenha caráter temporário visto que o Tribunal Superior Eleitoral ainda vai julgar o mérito da ação que pede a validade dos votos dos candidatos considerados “ficha suja”, ela foi muito comemorada por Nerinho e seus aliados, especialmente em Picos, sua principal base eleitoral.

A mudança de Nerinho da condição de suplente para deputado foi confirmada depois que o ministro presidente do TSE, Ricardo Lewandowski, negou seguimento a uma ação proposta pela defesa de João Madson Nogueira e o PMDB contra a liminar concebida pelo ministro Marco Aurélio Melo, determinando a recontagem dos votos referentes às últimas eleições, que estavam sendo considerados nulos.

Essa decisão altera a composição na Assembléia Legislativa do Estado do Piauí, pois, validados os cerca de 11 mil votos conquistados pelo ex-prefeito de Cocal José Maria Monção, que havia sido considerado “ficha suja”, dão legenda para Nerinho (PTB), que assumirá a vaga para o qual João Madson Nogueira havia sido diplomando no último dia 17 de dezembro.

Em seu despacho, o ministro presidente do TSE, Ricardo Lewandowski, determina que o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí diplome Nerinho como deputado. Caso não haja nenhuma outra decisão contrária, ele será empossado no próximo dia 1º de fevereiro, junto com os outros 29 colegas eleitos em outubro passado.

Votação

Candidato pela coligação formada pelos partidos do PTB e PRTB, Nerinho obteve 22.491 votos nas eleições do último dia 3 de outubro, sendo que desse total, 5.191 foram conquistados em Picos, sua terra natal e principal base eleitoral.

Com a sua ascensão ao mandato, o município de Picos passará a contar a partir do próximo dia 1º de fevereiro com quatro representantes na Assembléia Legislativa do Estado do Piauí. O próprio Nerinho (PTB), Kléber Eulálio e Warton Santos (PMDB), que foram reeleitos e Tazmânia Medeiros, a Belê (PSB). Mesmo com Warton assumindo a Secretaria Estadual de Desenvolvimento a representação picoense não diminuirá, pois o suplente Cláudio Tadeu Fonseca Maia, o Tadeuzinho (PSB), deverá assumir a vaga de Lilian Martins, que se afastará para assumir a pasta da Saúde.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.