Fechar
GP1

Política

Município de Picos terá quatro representantes na Assembleia Legislativa do Piauí

Com quatro representantes, Picos terá a maior bancada na Assembléia Legislativa do Estado do Piauí.

Com a confirmação do nome do deputado José Icemar Lavor Néri, o Nerinho (PTB), o município de Picos terá a partir de amanhã, 1º de fevereiro, quatro representantes na Assembleia Legislativa do Estado do Piauí, um a mais do que na atual legislatura que se encerra nesta segunda-feira, 31 de janeiro.

A posse dos novos parlamentares está marcada para as 11 horas da manhã desta terça-feira, 1º de fevereiro, e de Picos estarão assumindo oficialmente o mandato os deputados Kleber Dantas Eulálio (PMDB), Warton Francisco Neiva de Moura Santos (PMDB) e José Icemar Lavor Néri (Nerinho), do PTB, que foram reeleitos no dia 3 de outubro do ano passado. Completa a bancada picoense Tazmânia Gomes de Medeiros Oliveira, a Belê (PSB), eleita pela primeira vez.

Apesar da posse dos novos parlamentares acontecer nesta terça-feira, 1º de fevereiro, as atividades legislativas na Assembleia do Piauí terão início somente na quinta-feira, dia 3. Na quarta-feira, 2, haverá a leitura da mensagem do governador Wilson Martins e eleição da mesa diretora, que continuará sendo presidida pelo deputado Themístocles Filho (PMDB)

Mesmo com o afastamento do deputado Warton Santos, que assumirá a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, a bancada picoense na Assembléia Legislativa do Piauí continuará com quatro representantes. É que o quarto suplente da coligação “Para o Piauí seguir mudando”, formada pelos partidos do PMDB/PSB e PC do B, Cláudio Tadeu Fonseca Maia, oTadeuzinho, (PSB), assumirá a vaga de Lilian Martins (PSB), que irá para a secretaria estadual da Saúde.

Desempenho

Dos quatro candidatos de Picos eleitos para a Assembleia Legislativa do Estado do Piauí ano passado, o que obteve melhor desempenho nas urnas foi Kleber Eulálio (PMDB), que foi o sexto mais votado em todo o Piauí com 47.474 votos, ou seja, 2,85% dos votos válidos. Desse total, 5.535 votos foram conseguido em Picos, um percentual de 16,55%.
Imagem: ReproduçãoDeputado Kléber Eulálio (PMDB)(Imagem:Reprodução)Deputado Kléber Eulálio (PMDB)
Em seguida veio Tazmânia Gomes de Medeiros Oliveira, a Belê (PSB), 21ª colocada no geral com 24.736 votos, equivalente a 1,48%. Ela foi, no entanto, a primeira colocada em Picos com 8.303 votos, percentual de 24,80%.
Imagem: ReproduçãoDeputada Belê (PSB)(Imagem:Reprodução)Deputada Belê (PSB)
O deputado Warton Santos (PMDB) foi o 22º colocado no geral com 24.526 votos, ou seja, 1,47%. Em Picos, ele ficou em quarto lugar com 3.166 votos, percentual de 9,45%.
Imagem: ReproduçãoDeputado Warton Santos(Imagem:Reprodução)Deputado Warton Santos
Já o deputado José Icemar Lavor Néri (Nerinho), do PTB, conquistou a última vaga da Assembléia Legislativa do Piauí com 22.491 votos, o equivalente a 1,35%. Em Picos ele foi o terceiro colocado com 5.191 votos, ou seja, 15,50% dos votos válidos.
Imagem: ReproduçãoDeputado Nerinho (PTB)(Imagem:Reprodução)Deputado Nerinho (PTB)
Quanto a Cláudio Tadeu Fonseca Maia, o Tadeuzinho (PSB), não conseguiu se eleger, ficando na 44ª colocação no geral com 13.769 votos, percentual equivalente a 0,83%. Em Picos ele foi o 6º colocado com 962 votos, ou seja, 2,87%. Apesar de não obter êxito nas urnas, vai assumir o mandato em lugar da deputada Lilian Martins (PSB), que vai para a pasta da Saúde.
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.