Fechar
GP1

Política

OAB Piauí divulga nota de repúdio contra governador Wilson Martins

"Uma instituição popular sendo barrada na Casa do Povo. Eis o resumo fiel de um lamentável, inexplicável e desregrado episódio", diz trecho da nota.

A OAB divulgou Nota de Repúdio contra a decisão do Governador Wilson Martins em não permitir que o Presidente da Seccional do Piauí, Sigifroi Moreno, participasse de reunião, ocorrida na tarde ontem, aonde foi discutido o reajuste salarial dos policiais Civis.

Veja a nota:

Nota de Repúdio


Imagem: Foto: Divulgação/GP1Clique para ampliarSigifrói Moreno(Imagem:Foto: Divulgação/GP1)Sigifrói Moreno
A Ordem dos Advogados do Brasil foi uma das instituições que mais lutaram para garantir o respeito aos ideais democráticos, mesmo nos regimes de exceção. Hoje, a OAB orgulha-se de ser pilastra da sociedade brasileira, braço do qual esta se socorre quando é aviltada em seus Direitos e em suas garantias constitucionais.

Todas essas credenciais, contudo, não foram suficientes para impedir que a Ordem dos Advogados do Brasil fosse vetada de participar, no Palácio de Karnak, de uma reunião entre Policiais Civis e Governo do Estado, realizada na última quarta-feira, cuja pauta era o fim da greve da categoria, que vitima, primordialmente, o cidadão de bem.

Uma instituição popular sendo barrada na Casa do Povo. Eis o resumo fiel de um lamentável, inexplicável e desregrado episódio.

Ao ser convidada, por membros do Sindicato dos Policiais Civis do Piauí, à intermediação, junto ao Governo, de uma saída satisfatória para o imbróglio da Greve, a OAB, a exemplo de outras iniciativas do tipo, atendeu ao chamado da categoria e cumpriu o que lhe manda seu Estatuto, não aspirando, óbvio, tomar partido na celeuma, mas tão-somente à composição entre as partes e à retomada imediata de serviços tão essenciais ao Estado Democrático de Direito.

A instituição, contudo, não foi ouvida, não foi abordada, não foi sequer recebida pelo Governador do Estado, que descartou a presença da Ordem na reunião e protagonizou, desta forma, ato unilateral, deselegante e antidemocrático.

Diante de tal afronta, a OAB-PI vem a público, por deliberação unânime de seu Conselho Pleno, repudiar a atitude do Governador Wilson Martins que, dentre outras nódoas, comprometeu o debate, abreviou a discussão, fomentou autoritarismo e deu um mau exemplo enquanto representante popular e autoridade constituída por força dos princípios democráticos.

Princípios estes que o Governador devia sempre resguardar, nunca afastar.

Conselho Pleno da OAB-PI
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.