Fechar
GP1

Política

Alepi promove audiência pública para discutir o fechamento das Indústrias Coelho em Picos

Realizada na manhã de hoje (3) audiência contou com a presença dos deputados Nerinho, Fernando Monteiro, Belê Medeiros, Kleber Eulálio, Warton Santos, Firmino Filho, Gustavo Neiva

Sob a coordenação do presidente da Comissão de Infraestrutura e Políticas Econômicas, deputado Fernando Monteiro (PTB), a Assembléia Legislativa do Piauí promoveu nesta sexta-feira, 3 de junho, audiência pública para discutir propostas que possam evitar o fechamento em definitivo das Indústrias Coelho em Picos.

Imagem: José Maria Barros/GP1Autor da proposta, Nerinho fala da importância das Indústrias Coelho para Picos e região(Imagem:José Maria Barros/GP1)Autor da proposta, Nerinho fala da importância das Indústrias Coelho para Picos e região

A iniciativa de realização da audiência pública partiu do deputado Nerinho (PTB), depois de ouvir o clamor da população picoense a respeito da situação financeira das Indústrias Coelho, cuja operação está completamente paralisada há algum tempo, causando a perca do emprego de pelo menos 400 pais de famílias.

Além de Fernando Monteiro e Nerinho, também participaram da audiência pública os deputados Belê Medeiros (PSB), Warton Santos (PMDB), Gustavo Neiva (PSB), Firmino Filho (PSDB), Kléber Eulálio (PMDB) e Tadeu Maia (PSB). Vereadores, lideranças políticas e representantes das Indústrias Coelho e dos operários também prestigiaram a discussão.

Imagem: José Maria Barros/GP1Ao centro, deputado Fernando Monteiro abre a audiência pública(Imagem:José Maria Barros/GP1)Ao centro, deputado Fernando Monteiro abre a audiência pública

Antes da audiência pública, que teve início às 10h20, a comissão de deputados fez uma visita ao parque industrial, que hoje se encontra totalmente paralisado. “É triste para nós, que tivemos a oportunidade de acompanhar de perto a importância econômica e social das Indústrias Coelho nos deparar com essa situação. Mas estamos aqui para buscar solução e a Assembléia Legislativa do Piauí não fugirá da sua responsabilidade em buscar o que for possível para a empresa volte a funcionar”, destacou Nerinho.

O deputado Firmino Filho disse que a idéia da audiência pública é fazer um debate, um diagnóstico da real situação das Indústrias Coelho e dos motivos que levaram ao seu fechamento. “Vamos avaliar também o que pode ser feito para preservar os empregos, a produção e as oportunidades de empregos para as dezenas de pais de famílias de Picos e dos municípios da região”, anunciou.
Nerinho

Imagem: José Maria Barros/GP1Algumas propostas foram apresentadas durante o debate(Imagem:José Maria Barros/GP1)Algumas propostas foram apresentadas durante o debate

Autor da proposta, o deputado Nerinho disse que teve a iniciativa de solicitar a realização da audiência pública em atendimento ao clamor da população picoense. “A Indústria Coelho já foi o símbolo da prosperidade de Picos, que está ganhando a pecha de cidade do já teve. Já teve cinema, já teve o 3º Bec com mais de 2 mil soldados, já teve a fábrica da Coca Cola e agora está na iminência de perder as Indústrias Coelho. Estamos aqui justamente para que o fechamento não aconteça”, lembrou.

O parlamentar explicou que durante a audiência pública os deputados e demais participantes do debate procuraram encontrar formas que viabilizem a reabertura das Indústrias Coelho. “O que o governo do estado pode fazer legalmente em termos de incentivos fiscais, o Ministério do Trabalho, em que os operários podem ceder e a proposta dos proprietários da empresa, tudo isso foi colocado claramente”, destacou.

Nerinho lembrou ainda que todos os deputados da região de Picos foram solícitos com sua convocação e estiveram presentes na audiência pública buscando soluções para a reabertura das Indústrias Coelho, dando idéias para que a empresa a volte a produzir gerando emprego e renda para o município de Picos e tributos para o estado do Piauí.

Imagem: José Maria Barros/GP1Ivan Machado, representante da empresa, defende isenção de ICMS(Imagem:José Maria Barros/GP1)Ivan Machado, representante da empresa, defende isenção de ICMS

O gerente das Indústrias Coelho e representante da empresa na audiência pública, Ivan Machado de Sousa Coelho, disse que existem duas coisas extremamente importantes. Primeiro é colocar a fábrica para funcionar e segundo pagar os direitos dos trabalhadores que desde 1998 buscam isso.

Imagem: José Maria Barros/GP1Warton Santos fala dos problemas enfrentados pelas Indústrias Coelho(Imagem:José Maria Barros/GP1)Warton Santos fala dos problemas enfrentados pelas Indústrias Coelho

“Equacionando esse dois problemas, o governo do estado pode, por exemplo, dar o benefício da isenção do ICMS para a fábrica e também para a energia elétrica, porque, a empresa funcionando normalmente a conta de energia gira em torno de 250 a 300 mil reais por mês. Se conseguirmos 25% de ICMS todo mês dar para comprar um tear e assim possamos passar de fiadores para tecelões”, argumentou Ivan Machado.
Imagem: José Maria Barros/GP1Platéia participa atentamente da audiência pública(Imagem:José Maria Barros/GP1)Platéia participa atentamente da audiência pública

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.