Fechar
GP1

Política

Conselho de Campus da Uespi decide que não haverá vestibular para Picos este ano

Decisão partiu do Conselho de Campus da Uespi em Picos, mas ainda precisa ser referendada pelo Nucepe.

Em reunião realizada na tarde de ontem, 6 de julho, o Conselho de Campus da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), de Picos, decidiu que este ano não haverá vestibular para os Campus Universitários de Picos, Fronteiras e Paulistana.
Imagem: Foto: José Maria Campus da Uespi em Picos(Imagem:Foto: José Maria )Campus da Uespi em Picos

A reunião foi realizada às 14 horas no prédio da Uespi, no bairro Junco, e dos 18 membros com direito a voto que estavam presentes, dez votaram pela não realização do vestibular/2012, enquanto que oito entenderam que o concurso deveria ser mantido, apesar das dificuldades enfrentadas pela instituição.
Imagem: Foto: José Maria Diretor do DCE lamenta decisão(Imagem:Foto: José Maria )Diretor do DCE lamenta decisão

Com a decisão tomada pelo Conselho de Campus, dezenas de estudantes que estão se preparando nos pré-vestibulares de Picos e dos municípios de Paulistana e Fronteiras ficaram prejudicados e terão que se contentar em concorrer para outras universidades, tento muitas vezes que optar por cursos que não são de suas preferências.

O Conselho de Campus é formado por professores e alunos da instituição e os membros que optaram pela não realização do vestibular este ano alegaram, principalmente, a falta de estrutura da Uespi, cujas aulas atualmente estão sendo ministradas em quatro locais diferentes, incluindo um prédio pertencente à iniciativa privada e que está alugado temporariamente.

A decisão tomada pelo Conselho de Campus da Uespi não agradou ao Diretório Central dos Estudantes (DCE) 9 de Novembro, que postou uma nota em seu blog na internet lamentado profundamente o fato, que põe fim ao sonho de muitos estudantes que tanto vêm se dedicando aos estudos para fazer o vestibular da Uespi.
Imagem: Foto: José Maria Diretora do Campus de Picos diz que decisão não é definitiva(Imagem:Foto: José Maria )Diretora do Campus de Picos diz que decisão não é definitiva

“Lutaremos para que esta decisão seja barrada no NUCEPE e seja aberto o vestibular para Picos, sim. Nós acreditamos que, mesmo com todos os problemas pelos quais passa a UESPI é possível entrar novas turmas. Por que pensamos em todos que tem direito a educação superior gratuita. Não abrir vestibular na Uespi é compactuar com o sucateamento e o fechamento da instituição. E não queremos isto. Tomaremos as medidas que estiverem a nosso alcance”, garante o diretor administrativo do DCE, acadêmico de direito Alekssandro Libério.

Em nota, a diretora e presidente do Conselho de Campus da Uespi em Picos, professora Sorainy Mangueira, explicou que a decisão não é definitiva, pois necessita ainda ser aprovada pelo Conselho Universitário, em Teresina, e também pela Secretaria Estadual da Educação.




Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.