Fechar
GP1

Política

Gil Paraibano apresenta nova proposta e professores de Picos encerram a greve

Iniciado no dia 19 de setembro o movimento grevista foi encerrado no final da tarde desta terça-feira, 27, após nova proposta da prefeitura.

Imagem: José Maria Barros / GP1Adnaid Rufino explica os termos do acordo(Imagem:José Maria Barros / GP1)Adnaid Rufino explica os termos do acordo
Depois de nove dias de paralisação, os professores da rede municipal de ensino concordaram em retornar ao trabalho a partir de amanhã, 28. O fim da greve foi decidido em assembléia geral extraordinária no final da tarde desta terça-feira, 27, após uma análise da nova proposta apresentada pelo prefeito de Picos Gil Marques de Medeiros, o Gil Paraibano (PMDB), que contempla a maioria das reivindicações da categoria.

A assembléia foi realizada na tenda instalada em frente ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Picos (Sindserm), ao lado da sede da prefeitura, e contou com a presença de vários professores, do comando de greve, além do presidente e do secretário geral do sindicato, Eufrásio Leônidas e Gláuber Silva, respectivamente.
Imagem: José Maria Barros / GP1Professores comemoram fim da greve(Imagem:José Maria Barros / GP1)Professores comemoram fim da greve
No momento em que a nova proposta do prefeito foi apresentada e aceita pela categoria, a alegria tomou conta dos professores e muitos deles não aguentaram a emoção e choraram. Em clima de vitória, os servidores se abraçavam e comemoravam a conquista após nove dias de muita pressão, sofrimento, represálias e ameaças de todos os tipos.

O secretário geral do Sindserm, Gláuber Silva, disse que o momento era de alegria e de comemorar a conquista do sindicato e da educação. “Os professores completaram hoje nove dias de greve, um marco histórico em nossa cidade, para conseguir esse reajuste, que, se não é o ideal, mas significa um avanço, uma conquista e graças à luta de vocês”, enfatizou.
Imagem: José Maria Barros / GP1Presidente do Sindserm diz que categoria sai fortalecida(Imagem:José Maria Barros / GP1)Presidente do Sindserm diz que categoria sai fortalecida
Emocionada, a professora Adnaid Rufino, uma das líderes do movimento, agradeceu aos colegas de luta e citou o nome de cada um deles. Destacou também o apoio do sindicato e da imprensa e a todos os que se engajaram na luta.

“O resultado não era o desejado 100%, mas já é uma vitória da força, da união e da consciência de nós professores. Tanto a prefeitura cedeu um pouco como nós cedemos e no final quem ganhou foi a comunidade, pois, assinado o acordo nossa decisão é de retornar a sala de aula imediatamente”, declarou
Imagem: José Maria Barros / GP1Comando de greve festeja fim da paralisação(Imagem:José Maria Barros / GP1)Comando de greve festeja fim da paralisação
Segundo Adnaid Rufino, reajuste imediato não significa que ele sairá no próximo dia 30, visto que o projeto segue agora para a Câmara Municipal de Picos para ser apreciado pelos vereadores. “Por isso, conclamo todos os professores para lotarmos o plenário da casa legislativa todas as quintas-feiras até que a proposta seja aprovada em definitivo, haja vista que somente assim o que foi acordado entre as duas partes entrará em vigor”, explicou.

Proposta

Pela nova proposta, assinada pelo Procurador Geral do Município, advogado Daniel Lopes Rego, e endossada pelo prefeito Gil Paraibano, a administração decidiu acatar a gratificação de regência nos seguintes termos: 5% para 2011 e 5% para 2012, perfazendo 10%.
Imagem: José Maria Barros / GP1Gláuber diz que luta continua(Imagem:José Maria Barros / GP1)Gláuber diz que luta continua
Acatou também alteração de classe dos professores nos seguintes percentuais: Classe A, piso salarial; Classe B, 15% em 2011 e mais 10% em 2012; Classe C, 10% em 2011 e mais 5% em 2012, perfazendo 15% ao final.

O Procurador Geral do Município enfatiza no documento enviado ao sindicato, que as propostas apresentadas pelo prefeito estão de acordo com as que foram recebidas dos servidores, exceto o percentual relativo à professor Classe C, que caiu de 20% para 15%.
Imagem: José Maria Barros / GP1Alegria marca fim do movimento grevista(Imagem:José Maria Barros / GP1)Alegria marca fim do movimento grevista

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.