Fechar
GP1

Política

Vereador picoense deixa o PMDB e deverá ter o mandato cassado pelo TRE

Rinaldinho rompeu com o deputado Warton Santos (PMDB) e se aliou ao grupo político da deputada Belê Medeiros (PPS).

Confirmando as especulações que circulavam nos meios políticos, o vereador José Rinaldo Cabral Pereira Filho, o Rinaldinho, pediu sua desfiliação do PMDB e poderá ter o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), conforme prevê a legislação em vigor.

Imagem: José Maria Barros/GP1Advogado do PMDB, Tiago Martins(Imagem:José Maria Barros/GP1)Advogado do PMDB, Tiago Martins

O requerimento de desfiliação partidária do vereador Rinaldinho foi encaminhado ao presidente do diretório municipal do PMDB, José Ribamar Gonçalves de Macedo, com data do último dia 27 de setembro, mas a documentação só chegou às mãos do advogado do partido, Tiago Saunders Martins, na manhã de ontem, 29.

Imagem: José Maria Barros/GP1Bigode Branco também deixou o PMDB(Imagem:José Maria Barros/GP1)Bigode Branco também deixou o PMDB

Além de Rinaldinho, pediram desfiliação partidária do PMDB os suplentes de vereador Raimundo Nunes Ibiapino, o Renato, e Antonio José de Sousa, o Bigode Branco. O requerimento dos últimos dois está assinado com a data de 12 de setembro. Os três não confirmaram em qual partido deverão se filiar, mas as maiores probabilidades são o PSB, atendendo convites do governador Wilson Martins e da deputada Belê Medeiros.

Perda de mandato

Logo que tomou conhecimento dos pedidos de desfiliação partidária, a direção do partido, por intermédio do advogado Tiago Saunders Martins, começou a adotar as providências no sentido de ingressar com um pedido de cassação do vereador Rinaldinho e dos suplentes Renato e Bigode Branco, por entender que o mandato não pertence a eles, mas ao partido.

Imagem: José Maria Barros/GP1Suplente de vereador Renato deixa PMDB(Imagem:José Maria Barros/GP1)Suplente de vereador Renato deixa PMDB

“Os três se desfiliaram sem qualquer justificativa, por interesses pessoais e até de ordem íntima que não revelaram e isso não nos interessa. Não há nada que justifique essa saída e dessa forma vamos requerer a cassação e perca de mandato deles, para que o nosso suplente de vereador Filomeno Portela Richard Neto, Filó, assuma a cadeira e represente o PMDB, porque repito, essa cadeira não pertence a nenhum deles, mas ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro”, enfatizou o advogado Tiago Martins.

Ele informou ainda que até esta sexta-feira, 30 de setembro, ou no máximo na próxima segunda-feira, 3 de outubro, estará protocolando o pedido no TRE-PI e num prazo de 30 ou 60 dias acredita que o PMDB já terá sua cadeira de volta na Câmara Municipal de Picos.

Imagem: José Maria Barros/GP1Vereador Rinaldinho deixa PMDB e deve perder o mandato(Imagem:José Maria Barros/GP1)Vereador Rinaldinho deixa PMDB e deve perder o mandato

“É um procedimento célere, sumaríssimo e quem sabe haja até um pedido de tutela antecipado e o vereador Filó assuma de imediato a cadeira”, admite o advogado do PMDB Tiago Saunders Martins.

O vereador Rinaldinho disse que não tinha como continuar filiado ao PMDB e votando num candidato de outro partido. Por isso resolveu sair e até a próxima segunda-feira estará assinando a ficha de filiação em outra agremiação partidária. Sobre a possível perda de mandato, ele disse que sabe dos riscos, mas não tinha outra alternativa.

Nas eleições de 2008 Rinaldinho ficou em segundo lugar com 2.014 votos. Renato ficou na primeira suplência do PMDB com 1.392 votos e Bigode Branco na segunda suplência do partido com 1.050 votos.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.