Fechar
GP1

Política

Prefeito reeleito de Nazária Ubaldo Nogueira é acusado de compra de votos

"Eu não posso responder nada porque não estou sabendo de nada, quando chegar a denúncia, vou prestar depoimento, pois vai ser preciso apurar de onde vem as acusações", disse o pref

A Coligação “a Esperança do Povo”, partido dos Trabalhadores de Nazária e o candidato a prefeito de Nazária Osvaldo Bonfim ingressaram com uma ação de investigação judicial por abuso do poder público e econômico contra o prefeito reeleito Francisco Ubaldo Nogueira.

Imagem: ReproduçãoAIJE foi protocalada no TRE-PI(Imagem:Reprodução)AIJE foi protocalada no TRE-PI

A ação também foi contra o candidato a vice-prefeito Joaquim Nonato da Silva Filho e o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Demétrio Coutinho de A. Matos.

De acordo com a denúncia, os três são acusados de compra de votos através de oferta de dinheiro, empregos e até um alvará de funcionamento de um trailer.

Segundo a denúncia, Maria de Jesus Soares da Silva possui um trailer de lanches no município de Nazária e por muito tempo, Maria pedia alvará de funcionamento à prefeitura, mas sempre lhe era negado. Em junho deste ano, o secretário de Desenvolvimento Econômico Demétrio Coutinho teria lhe procurado com um alvará de funcionamento nas mãos, mas com validade até o mês de outubro de 2012. A dona do trailer disse que não pagou nenhuma taxa referente ao alvará. “Nota-se que o alvará compreende quase que somente o período eleitoral, demonstrando, inegavelmente a intenção de captar ilicitamente o voto da eleitora beneficiada”, diz trecho da denúncia.

Ainda segundo a denúncia: “Já durante a campanha, aproximadamente entre o final de agosto e começo de setembro, foi procurada pelo cabo eleitoral e assessor de imprensa do candidato representado, perguntando se a mesma poderia recebê-lo (já na intenção de cobrar o “favor” pelo alvará). É salutar informar que nenhuma outra pessoa que desenvolve comércio no mesmo lugar que a Srª Maria de Jesus recebeu alvará. Assim, configurado está a captação ilícita de sufrágio, no fornecimento de alvará somente para período eleitoral”.

Imagem: ReproduçãoAlvará de funcionamento(Imagem:Reprodução)Alvará de funcionamento

Além da denúncia de alvará de funcionamento de trailer em troca de voto, na AIJE também consta oferecimento de dinheiro e ameaça à eleitora Maria Santana Nunes Sousa, entrega e oferecimento de dinheiro em troca de voto para a eleitora Antonia Iranildes Nunes Sousa, oferecimento de dinheiro em troca de voto para o eleitor Ocenilton Gomes Barbosa e entrega e oferecimento de dinheiro e emprego à eleitora Leida Maria Pereira.

Todos os eleitores citados na denúncia prestaram depoimento à Procuradoria Regional Eleitoral no Piauí.

Outro lado

O Portal GP1 ouviu o prefeito reeleito Ubaldo Nogueira sobre as acusações, mas o mesmo informou que não tinha como prestar informações porque não tinha conhecimento da denúncia. "Eu não posso responder nada porque não estou sabendo de nada, quando chegar a denúncia, vou prestar depoimento, pois vai ser preciso apurar de onde vem as acusações", se limitou o prefeito

Imagem: Wilsom DiasUbaldo Nogueira(Imagem:Wilsom Dias)Ubaldo Nogueira

Nossa equipe de reportagem também tentou entrar em contato por telefone com o secretário Demétrio Coutinho e com o candidato a vice Joaquim Nonato da Silva Filho, conhecido como "Tropi", mas não obteve êxito.

Curta a página do GP1 no facebook: http://www.facebook.com/PortalGP1


Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.