Fechar
GP1

Política

Wellington Dias divulga nota sobre veto de Dilma e afirma que Congresso deve derrubar a decisão

Segundo o senador, ele vai analisar bem o caso já que a redação relacionada a decisão ainda vai ser divulgada por completa.

O senador Wellington Dias (PT) divulgou nota à imprensa sobre a decisão da presidenta Dilma Rousseff (PT) de vetar parcialmente o projeto dos royalties que previa a divisão para todos os estados e municípios e não em sua maioria para o Espírito Santo e Rio de Janeiro, que ficam na região da exploração do petróleo.

Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1 Wellington Dias(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1) Wellington Dias
Segundo o senador, ele vai analisar bem o caso já que a redação relacionada a decisão ainda vai ser divulgada por completa, mas deixa claro que se o veto for destinado ao artigo 3º e não incluir as receitas das áreas já licitadas nas regras de distribuição para todos os estados, o Congresso irá trabalhar para derrubar o seu veto.

Veja a nota na íntegra:

A decisão da presidente Dilma Rousseff de priorizar a educação será apoiada pela ampla maioria do Congresso Nacional. A essência, para todos os Estados brasileiros que trataram desta negociação no Congresso Nacional, é democratizar a distribuição de royalties e participação de petróleo e gás em mar. O objetivo de nosso projeto é que essa receita seja distribuída proporcional à população e inversamente proporcional à renda para todos os estados e municípios brasileiros.

Estamos tratando da área de Pré-Sal e Pós-Sal mais do que da área de partilha. Se a decisão anunciada pela presidente Dilma Rousseff consiste em vetar o artigo 3º e não incluir as receitas das áreas já licitadas nas regras de distribuição para todos os estados, certamente, o Congresso já provou que tem maioria na Câmara e no Senado capaz de derrubar o veto.

Caso a interpretação seja a garantia do que é assegurado ao Rio de Janeiro e ao Espírito Santo - a receita recebida e efetivamente paga até o ano de 2012, isso é próximo do que propõe a relatoria do deputado federal, Carlos Zarattini (PT/SP). Certamente, é possível um entendimento a partir desta Medida Provisória, mantendo-se a tabela do Congresso Nacional.
Como a redação da MP ainda está sendo elaborada, é melhor aguardar esse momento e, em posse de seu teor, poderemos tomar uma posição. Seguramente, da mesma forma que Rio de Janeiro e Espírito Santo defendem seus interesses, eu, como os senadores e deputados federais, governadores e prefeitos dos outros estados e municípios estaremos defendendo a quem representamos.

Está prevista para a próxima terça-feira (4/12), no Congresso Nacional, uma reunião com representantes das bancadas dos 24 estados, além de representantes dos 5 mil municípios que se sentem prejudicados. Nesta ocasião, tomaremos uma decisão conjunta.


Curta a página do GP1 no facebook: http://www.facebook.com/PortalGP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.