Fechar
GP1

Política

Wellingon Dias depende de Renan Calheiros para presidir o Conselho de Ética do Senado

O PMDB indicará nesta segunda (9) o presidente do Conselho de Ética do Senado. A indicação será acompanhada de decisão sobre o acatamento ou não da denúncia contra o senador Demóst

O PMDB indicará amanhã (9) o presidente do Conselho de Ética do Senado. A indicação será acompanhada de decisão sobre o acatamento ou não da denúncia contra o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) por quebra de decoro parlamentar. Se o novo presidente do conselho decidir acatar a representação, um processo de investigação será aberto contra o senador.

Demóstenes Torres deverá ser investigado por seu envolvimento com Carlos Augusto de Almeida Ramos, o Carlinhos Cachoeira, suspeito de comandar o jogo ilegal em Goiás e por se utilizar da condição de senador para favorecer o bicheiro. O assunto será discutido com os outros membros do conselho na terça-feira (10).
Imagem: Foto: Divulgação Senador Wellington Dias (PT)(Imagem:Foto: Divulgação )Senador Wellington Dias (PT)
A representação com pedido de abertura de processo contra Demóstenes Torres foi apresentada pelo PSOL em março, mas cabe ao presidente do órgão a decisão unilateral de acatar ou não o pedido. Como o Conselho de Ética vinha sendo presidido interinamente pelo senador Jayme Campos (DEM-TO), até então colega de partido de Demóstenes Torres, uma nova eleição foi requisitada por ele, que se considerou impedido de decidir sobre o assunto.

A indicação do presidente do Conselho de Ética cabe ao PMDB por ser o partido com maior bancada no Senado, no entanto o PT sugeriu o nome do senador Wellington Dias (PT-PI). O líder do PMDB, Renan Calheiros (AL) ainda não decidiu se irá acatar a sugestão e divulgou apenas que tem ligado para alguns companheiros de partido oferecendo o cargo. No entanto, a decisão ainda não havia sido tomada até o início do feriado de Páscoa.

Antes mesmo de responder a qualquer processo por quebra de decoro parlamentar, no entanto, o senador já sofreu uma forte derrota na última semana. Pressionado pelo partido, que ameaçou abrir processo de expulsão contra ele, Torres decidiu deixar o DEM e segue, agora, sem legenda e sem apoio no Senado. Com informações do UOL

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.