Fechar
GP1

Política

"Eu não entendo essa afirmação dele, acho que isso é mais psicose", rebate JVC a Firmino Filho

"O que eu afirmo eu nunca generalizo, nem levo para nenhum partido. Eu respeito o PSDB, é um grande partido, tem boas lideranças, no Brasil e no estado do Piauí", disse o senador

Em mais uma entrevista exclusiva para o Portal GP1, o senador João Vicente Claudino comentou declarações dadas pelo deputado Firmino Filho, o qual afirmou que o PTB acertou no que continuou da gestão passada, mas no que tentaram denegrir o PSDB, não fizeram nada no lugar.

“Eu não entendo essa afirmação dele, o que eu afirmo eu nunca generalizo, nem levo para nenhum partido. Eu respeito o PSDB, é um grande partido, tem boas lideranças, no Brasil e no estado do Piauí. Sem falar que tem municípios que nós temos coligação com o PSDB, como tivemos nas duas administrações do Silvio Mendes e iremos apoiar candidatos do PSDB, como receberemos também voto do PSDB no interior do estado”, explicou.

Imagem: Bárbara RodriguesDeputado Estadual Firmino Filho(Imagem:Bárbara Rodrigues)Deputado estadual Firmino Filho

O senador disse que não houve nenhuma intenção deliberada de fazer campanha contra o PSDB. “Eu acho que isso é mais psicose, não há nenhuma campanha desse tipo”, falou.

Saúde


Sobre a saúde pública, o senador concordou que há um caos nos hospitais, mas afirmou que o grande problema da saúde de Teresina é que ela não é uma saúde só da capital. “Teresina tem uma responsabilidade da saúde que atende todo o interior do estado e até os problemas simples que poderiam ser resolvidos no interior são trazidos para o interior. Sem falar no velho e eterno problema de atender os estados vizinhos do Piauí”, explicou.

João Vicente ainda disse que não vai ser a curto prazo e nenhum prefeito vai resolver isso do dia para noite. “Eu defendia, e o prefeito Elmano sabe disso, que na época em que foram inaugurar o HUT, ele devia ter sido federalizado, era o Governo Federal que devia ter assumido o Hospital de Urgências de Teresina, pelo tamanho da responsabilidade que tinha para se colocar aquela estrutura para funcionar e no momento de inaugurado ela já não atendia a demanda, porque é um hospital projetado há 20 anos atrás”, disse.

Imagem: Isabel Piauilino/GP1Senador João Vicente(Imagem:Isabel Piauilino/GP1)Senador João Vicente

O senador João Vicente disse que é preciso haver uma compreensão, pois o problema de Teresina só vai ser resolvido quando nós resolvermos com mais resolutividade a saúde do interior do estado, e nós resolvermos através do cartão do SUS a compensação de pacientes que vem de outro sistema para que mais recursos possam vir para a saúde do Piauí.

“Agora a saúde de Teresina pelos dados que eu tenho, a folha de pagamento já é 50% da folha de pagamento da prefeitura, isso não ocorre em nenhuma cidade do Brasil, em nenhuma capital. O município tem que aplicar 15% em saúde publica, o estado 12% e o Governo Federal aplica o que acha necessário, a Prefeitura de Teresina aplica quase 34% do orçamento em recurso; então é mais do dobro que a lei cobra que se aplique em saúde. Agora é muito complexa a saúde de Teresina”, explicou.

João Vicente defende que a questão da saúde de Teresina só vai ser resolvida com a participação dos três entes, governo federal tendo uma participação maior, o governo estadual, inclusive resolvendo o problema da saúde do interior do estado e o governo municipal. “Isso já ocorreu antes, de fazer toda uma rede de atendimento para que dê mais resolutividade, principalmente nas estruturas que podem ser inauguradas, como é o caso do Hospital Universitário, que ainda está fechado”, disse.

Orçamento popular


João Vicente disse que orçamento popular de Teresina também nasceu do orçamento popular que foi implementado no Rio Grande do Sul. “É importante trazer programas que funcionam em outros estados e possam se adaptar a essa realidade. O que dá certo nós temos que continuar tocando, no máximo melhorar, ampliar esses programas, o que não deu certo a gente corrigir e implementar de uma forma diferente; e é isso que o PTB tem procurado fazer”, finalizou.



Curta a página do GP1 no facebook: http://www.facebook.com/PortalGP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.