Fechar
GP1

Política

Wellington Dias é um dos três senadores candidatos às eleições deste ano sob investigação no STF

Segundo o advogado Alexandre Nogueira, Wellington Dias tem o nome citado em dois inquéritos e para todos eles já existe uma nota de resposta.

O site Congresso em Foco destacou Wellington Dias (PT) como um dos senadores que concorre às eleições deste ano que está na mira do Supremo Tribunal Federal (STF).

Atualmente, 92 congressistas vão disputas as eleições neste ano. Deles, 36 são alvos de investigação na mais alta corte do país, onde tramitam as acusações criminais envolvendo congressistas e outras autoridades federais. No total, são três senadores e 32 deputados federais com alguma pendência judicial que postulam os cargos de prefeito e há ainda um deputado investigado concorrendo a vice-prefeito.

Imagem: Irineu SantiagoWellington Dias(Imagem:Irineu Santiago)Wellington Dias

Os parlamentares candidatos alvos de ação penal ou inquérito são membros de 12 partidos. O PMDB é o partido com mais candidatos parlamentares enrolados com a Justiça, com nove representantes, todos deputados. Em seguida, aparece o PT, com seis integrantes, dos quais um senador, Wellington Dias (PI).

O PSDB é o terceiro partido em candidatos investigados, com quatro correligionários, um deles o senador Cícero Lucena (PB). Já o PDT e o DEM têm três membros cada nessa situação. PCdoB, PTB, PR e PSC têm dois representantes cada no rol de investigados. PSB, PPS e PRP têm um candidato sob investigação no STF.

Defesa de Wellington Dias

Segundo o advogado Alexandre Nogueira, Wellington Dias tem o nome citado em dois inquéritos e para todos eles já existe uma nota de resposta. Alexandre afirma que o senador não está respondendo a nenhuma investigação por desvio de recursos.

No primeiro inquérito, sobre a tragédia na Barragem de Algodões, o promotor colocou toda a equipe de governo, como engenheiros e técnicos, sob investigação. Não foi apenas Wellington Dias, que era governador na época.

Alexandre Nogueira explica que sobre o segundo inquérito, que envolve o caso das ambulâncias e do metrô, o nome de Welington foi citado, mas o Ministério Público aceitou o pedido de retirada do nome do senador do inquérito.

O empresário Luiz Antonio Trevisan Vedoin, suposto líder da quadrilha intitulada como ‘Sanguessugas’, disse em depoimento à Justiça Federal de Mato Grosso que teria negociado a venda de ambulâncias com o governo do Piauí quando Wellington Dias (PT) era governador do estado, mediante pagamento de propina ao petista José Airton Cirilo, ex-diretor da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), que teria recebido o dinheiro da suposta negociação no Piauí.

O advogado diz ainda que já foi emitido um ofício, por parte de Wellington Dias, pedindo celeridade no processo de arquivamentos dos inquéritos.


Confira os três senadores que concorrem e possuem problemas na justiça:


Cícero Lucena (PSDB-PB) – João Pessoa – dois inquéritos

Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) – Manaus – um inquérito

Wellington Dias (PT-PI) – Teresina – dois inquéritos

Com informações do Congresso em Foco.

Curta a página do GP1 no facebook:
http://www.facebook.com/PortalGP1


Curta a página do GP1 no facebook: http://www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.