Fechar
GP1

Política

Aécio Neves parabeniza PT por aderir às privatizações e Wellington Dias rebate declaração

"Não seria favor algum o governo do PT poder orgulhar-se de dizer que fez maior privatização de toda a história brasileira. Mas o fez com atraso (...)", declarou o tucano.

O senador Wellington Dias (PT) rebateu as declarações do senador Aécio Neves (PSDB) que criticou na terça-feira (22) a presidente Dilma Rousseff (PT) em relação ao leilão do pré-sal no campo Libra. Segundo a Folha de São Paulo, o senador tucano chegou a parabenizar o PT por entrar no "mundo das privatizações".

"Não seria favor algum o governo do PT poder orgulhar-se de dizer que fez a maior privatização de toda a história brasileira. Mas o fez com atraso, com enorme atraso, que custou muito caro ao Brasil", afirmou Aécio que ainda disse que a participação de apenas um consórcio no leilão mostra que a "joia da coroa" e o "bilhete premiado" do pré-sal agora pertence a empresas privadas.

"Não contesto isso, era o caminho natural. Mas eu tenho que saudar desta tribuna a conversão tão rápida do PT às privatizações", disse o tucano.
Imagem: ReproduçãoAécio Neves(Imagem:Reprodução)Aécio Neves

Wellington Dias, líder do PT no senado, não gostou das críticas e foi para a tribuna rebater as declarações de Aécio. Segundo o senador,  ao contrário do que afirma a oposição, o leilão do pré-sal foi um sucesso para o governo.
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Wellington Dias(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Wellington Dias
O senador petista afirmou ainda que o modelo de privatização vem do PSDB, desde a gestão de Fernando Henrique Cardoso.

"A oposição é de privatização total. A nossa Petrobras entrou na berlinda daquelas empresas estatais, como a Telebras, a Embratel, na linha de foco das privatizações. Chegou até a se trabalhar um nome de Petrobrax e o objetivo era repassar essa importante estatal para o setor privado. Não foi graças à luta do povo brasileiro e a decisão de 2002 na eleição de Lula e suspender esse processo, que ia em direção aos bancos", disse.

Wellington Dias ainda defendeu o modelo usado pelo governo federal para a realização do leilão. "Nós tínhamos um modelo que uma empresa ganha leilão, ela é dona do petróleo pagando 10% de royalties. Agora não. Uma empresa ganha leilão, o petróleo continua sendo brasileiro."

Aécio Neves é provável candidato do PSDB a presidência da república em 2014, onde deve disputar o cargo com a presidente Dilma Rousseff e Eduardo Campos (PSB).

Curta a página do GP1 no facebook: http://www.facebook.com/PortalGP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.