Fechar
GP1

Política

Deputado Assis Carvalho participa de encontros técnicos com BNB e prefeitos sobre projetos

A parceria público privada (PPP) foi discutida como opção viável de financiamento do VLT, Centro Administrativo e Centro de Convenções de Parnaíba.

Veículos Leves sobre Trilhos (VLT), Bacia Leiteira, Turismo e outros temas do desenvolvimento local foram tratados nesta semana durante dois encontros técnicos do deputado Assis Carvalho com superintendentes e gerentes do Banco do Nordeste e prefeitos da região norte do Piauí. Hoje, 15, ocorreu a reunião técnica com a equipe do prefeito de Parnaíba, Florentino Neto, sobre VLT, fortalecimento da cadeia produtiva da bacia leiteira, investimentos no centro histórico de Parnaíba e no turismo na Pedra do Sal. O evento de ontem, 14, foi sobre o VLT com as prefeituras de Altos, Campo Maior e Teresina.
Projetos para Parnaíba

A parceria público privada (PPP) foi discutida como opção viável de financiamento do VLT, Centro Administrativo e Centro de Convenções de Parnaíba. Os primeiros passos serão iniciados agora com a proposta de criação da lei municipal da PPP.

Participaram da reunião o prefeito Florentino; o vice-prefeito Chagas Fontinele; secretários municipais; superintendente de assuntos da área de governo de Fortaleza do BNB, Ocione Mendonça; superintendente do BNB no Piauí, Isaías Dantas; gerente geral BNB, Luiz Antonio Béliche; Ari Barroso, gerente executivo do BNB em Fortaleza.

Imagem: DivulgaçãoAssis participa de encontros técnicos com BNB e prefeitos sobre projetos(Imagem:Divulgação)Assis participa de encontros técnicos com BNB e prefeitos sobre projetos

O evento de hoje havia sido marcado durante reunião do deputado com o prefeito e a diretoria do BNB, em janeiro, em Fortaleza, quando o deputado Assis propôs a instalação de VLT na área urbana do município, aproveitando a malha férrea existente, um projeto que alia mobilidade urbana e cultura local. No mesmo encontro, o prefeito propôs ao Banco uma parceria para fortalecer a cadeia produtiva da bacia leiteira, que precisa de melhores condições técnicas para aumentar a produção e agregar valor ao produto, a fim de gerar mais empregos e renda. Florentino também apresentou propostas de investimento cultural no Centro histórico de Parnaíba e para potencializar o turismo na Pedra do Sal, com ações de infraestrutura e capacitação de pessoal, adotando novos padrões de limpeza e atendimento.
Todos estes temas estão sendo trabalhados pelas equipes técnicas. A próxima reunião ficou agendada para o dia 14 de março.

VLT para Teresina, Altos, Campo Maior

Ontem, 14, o deputado federal Assis Carvalho já havia participado de outra reunião técnica com a equipe do Banco do Nordeste. O tema foi a implantação de VLT (Veículos Leves sobre Trilhos) para interligar os municípios de Teresina, Altos e Campo Maior. A reunião aconteceu no gabinete do prefeito de Teresina, Firmino Filho.
Estavam presentes o deputado federal Assis Carvalho (PT/PI); o prefeito de Teresina, Firmino Filho; a prefeita de Altos, Patrícia Leal e o vice. Manoel Rodrigues; o superintendente de assuntos da área de governo de Fortaleza do BNB, Ocione Marques Mendonça; Isaías Dantas, superintendente do BNB no Piauí; Francisco Lopes, Gerente do BNB em Teresina; Diogo Luiz da Rocha, gerente da área de governo no Piauí; Francisco Souza, secretário de planejamento de Campo Maior, representando o prefeito Paulo Martins; o deputado estadual João de Deus; vereador Reynolds Benício, secretário municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente de Piripiri, cuja prefeitura também tem interesse na proposta; além de outros técnicos.

Técnicos do Banco do Nordeste (BNB) explicaram como funcionam as PPPs, que podem ser a forma de financiamento do projeto. Os técnicos também falaram sobre a busca de parceiros e investidores para execução do projeto. Foi criado um grupo de trabalho formado por técnicos das três prefeituras e do Banco para trabalhar questões como comitê gestor, grupo operacional de PPP, Lei de definição de projetos prioritários, Fundo garantidor, elaboração do termo de referência.

“Trata-se de um projeto importante para mobilidade urbana, e as pessoas precisam desse transporte rápido, confortável, barato e que certamente vai melhorar a vida das pessoas”, disse o parlamentar, que apresentou a proposta aos prefeitos e articulou reunião com o BNB.


Curta a página do GP1 no facebook: http://www.facebook.com/PortalGP1 
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.