Fechar
GP1

Política

Câmara Municipal de Teresina derruba veto de Firmino e regulamenta vaquejada na capital

A vereadora Teresa Britto (PV) liderou os discursos para que o veto fosse mantido e elogiou a postura do prefeito Firmino Filho

Na sessão desta terça-feira (26), a maioria dos vereadores de Teresina derrubou o veto do prefeito Firmino Filho (PSDB) ao projeto do ex-vereador Urbano Eulálio (PSDB) que regulamenta a prática de vaquejada na capital. Foram 17 votos contra o veto e a favor a vaquejada, e 10 votos defendendo o veto.

A vereadora Teresa Britto (PV) liderou os discursos para que o veto fosse mantido e elogiou a postura do prefeito Firmino Filho que, segundo ela, está em consonância com as pessoas que combatem os maus tratos aos animais. Segundo ela, antes a vaquejada representava uma atividade de subsistência no Estado e, portanto, aceitável. Entretanto, a vereadora criticou a vaquejada atualmente, que é realizada como forma de lazer, causando prejuízos aos animais e com objetivo de lucro por parte de seus realizadores.

Imagem: ReproduçãoTeresa Britto(Imagem:Reprodução)Teresa Britto

“Não podemos permitir que nos dias atuais se permita maus tratos aos animais em vaquejadas. Os vereadores que são a favor das vaquejadas deveriam prestar atenção no semblante dos animais quando são soltos para serem derrubados, quando estão prestes a sofrer nas vaquejadas. Estou aqui para defender os interesses daqueles que não tem direito a voto, mas têm sentimentos, não só daqueles que votam e têm sentimento”, defendeu Teresa Britto.

O vereador Samuel Silveira (PMDB) comandou os discursos dos parlamentares que lutaram pela regulamentação da vaquejada, destacando principalmente o fator cultural que liga a vaquejada à história do nordestino. “A vaquejada está ligada diretamente à cultura do nordestino e do piauiense. Não podemos apagar nossa memória e acabar com essa atividade que representa tanto o nosso Estado e o vaqueiro”, afirmou o vereador.

A Associação Piauiense de Amor e Proteção aos Animais (Apipa) já se manifestou com repúdio à decisão dos vereadores de derrubarem o veto e permitirem a regulamentação da vaquejada em Teresina.


Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.