Fechar
GP1

Política

Prefeita Marilda Rebêlo demite servidores concursados

"Vimos a necessidade de fechar pelo menos 3 escolas e reposicionar os alunos para outros locais", disse a prefeita em entrevista ao GP1.

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarMarilda Rebêlo(Imagem:Reprodução)Marilda Rebêlo
A prefeita do município de Morro do Chapéu, Marilda Rebêlo, exonerou 14 servidores aprovados em concurso público realizado em 2012, que trabalhavam na rede municipal de ensino, alegando que o município está com dificuldades financeiras.

Diante da situação, o Sindicato dos Servidores Municipais do Morro do Chapéu do Piauí acionou o Ministério Público, através de um mandado de segurança, a fim de que os professores fossem reintegrados ao cargo. “Nós entramos com um mandado se segurança em 06 de maio e estamos aguardando a decisão do juiz”, explicou o presidente do Sindserm, Chagas Santos.

Os professores atuavam nas áreas da educação infantil, ensino fundamental e no Projeto de Educação de Jovens e Adultos. De acordo com os professores, a prefeita mantém várias pessoas em cargo de comissão e decidiu cortar gastos em serviços considerados importantes à população.

Somente no mês de abril de 2014, o município recebeu R$ 1.113.739,28 (Um milhão, cento e treze mil, setecentos e trinta e nove reais e vinte e oito centavos) no total de repasses do Fundeb e de outros fundos.

Outro lado

Em entrevista ao GP1, a prefeita Marilda Rebêlo informou que está atendendo uma recomendação do Tribunal de Contas do Estado, pois os gastos da folha de pagamento com pessoal estavam acima de 54%. “Primeiro nós demitimos aqueles que não eram concursados e depois vimos a necessidade de fechar pelo menos três escolas e reposicionar os alunos para outros locais. Assim exoneramos 14 servidores da educação, já que não podemos mexer com a área da saúde”, ressaltou.

Indagada sobre as despesas com cargos comissionados, a prefeita respondeu que diminuiu os salários em 20%, mas não demitiu nenhum pessoal em cargo de comissão. "Eu reduzi os salário de todos os cargos comissionados desde o mês de janeiro, inclusive o meu", finalizou. 

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.