Fechar
GP1

Política

Morre candidato à presidência da República Eduardo Campos

A aeronave Cessna 560XL, prefixo PR-AFA havia decolado do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro e caiu sobre sobrado na Rua Alexandre Herculano.

O candidato do PSB à Presidência, Eduardo Campos, morreu nesta quarta-feira (13) após a queda de um jato na cidade de Santos, no interior de São Paulo. Campos tinha 49 anos, completados no último domingo (10).

O acidente matou sete pessoas, sendo dois tripulantes e cinco passageiros. O jato particular caiu sobre casas em um bairro residencial e matou as sete pessoas que estavam a bordo. Chovia no momento da queda. A Aeronáutica vai apurar as causas da queda do avião. Em paralelo, a Polícia Civil também irá investigar o caso para buscar possíveis responsáveis.

"Quero pedir a Deus que sustente a Renata, ao Zé, ao João, a Duda, o Pedro, o pequenino Miguel e a todos os familiares de companheiros de Eduardo Campos. Essa é, sem sombra de dúvidas, uma tragédia, que nos impõe uma profunda tristeza, que sei que todos os brasileiros estão compartilhando com cada um de nós. Durante esses dez meses de convivência, aprendi a respeitá-lo, admirá-lo e a confiar nas suas atitudes e nos seus ideais de vida", disse a candidata a vice-presidente de Eduardo Campos, Marina Silva durante entrevista coletiva.


Atualizada às 17:25 - O capitão do Corpo de Bombeiros, Marcos Palumbo, comentou a natureza da queda do jato. "Nesse acidente não dá para achar nem asas do avião. Não dá pra saber onde estão os corpos. A gente não está achando os pedaços. Está muito difícil. Só achamos a turbina porque ela caiu na sala de uma casa. É um trabalho complicadíssimo", disse. Questionado se essa situação era por causa da explosão da aeronave, ele negou. "Foi o impacto que fez isso", afirmou o capitão.


Atualizada às 16:32 - O corpo de Eduardo Campos será sepultado no jazigo da família, no cemitério de Santa Amaro, na Zona Norte de Recife, junto ao seu avô, Miguel Arraes de Alencar, que morreu no mesmo dia que Campos, no ano de 2005. O horário do velório e do enterro ainda não foram divulgados.

Atualizada às 16:18 - O secretário de Saúde de São Paulo, David Uip, disse que todos os corpos das vìtimas mortas no acidente, serão encaminhados ao IML quando o trabalho de perícia terminar. "Não há previsão de quando isso vai acontecer. O trabalho de perícia é muito difícil", disse o secretário.


Atualizada às 16:12 - O ex-presidente Lula também divulgou nota de pesar sobre a morte de Eduardo, “Um grande amigo e companheiro. Conheci Eduardo através de seu avô, Miguel Arraes, um memorável líder das causas populares de Pernambuco e do Brasil. O país perde um homem público de rara e extraordinária qualidade".

Atualizada às 15:44 - O governador de Pernambuco, João Lyra Neto, também se pronunciou à respeito da morte de Eduardo, "a vida de Campos deve servir de exemplo para todos nós, com muita coragem e compromisso com o povo pernambucano e brasileiro".


Atualizada 15:25 - O Partido Verde divulgou nota de pesar sobre a morte do candidato do PSB. "Eduardo Campos era uma liderança muito jovem e muito importante para o Brasil. Todos nós verdes e nosso candidato a presidência da república, Eduardo Jorge se sensibilizam com os socialistas e a família de Eduardo Campos."

Atualizada às 15:10 - De acordo com o chefe da Defesa Civil de Santos, Daniel Onias, ao todo dez imóveis foram atingidos pelo avião. Um deles foi completamente destruído. Em terra, a Defesa Civil contabilizou quatro vítimas que precisaram de socorro médico.

Atualizada às 14:59 - A presidente da República Dilma Rousseff decreta luto oficial de três dias pela morte de Eduardo Campos.

Atualizada às 14:26 - O candidato Aécio Neves publicou nota de pesar em sua página no Facebook. "É com imensa tristeza que recebi a notícia do acidente que vitimou o ex-governador e meu amigo Eduardo Campos. O Brasil perde um dos seus mais talentosos políticos, que sempre lutou com idealismo por aquilo em que acreditava.
A perda é irreparável e incompreensível. Nesse momento, minha família e eu nos unimos em oração à família de Eduardo, seus amigos e a milhões de brasileiros que, com certeza, partilham a mesma perplexidade e pesar.
"

Atualizada às 14:23 - O deputado Alfredo Sirkis (PSB-RJ) avalia que o momento não é de cogitar uma eventual candidatura de Marina Silva à Presidência, pelo PSB, no lugar de Campos. "Essa tragédia fala mais alto", disse.

Atualizada às 14:07 - O vice-presidente da República Michel Temer se pronunciou sobre o acidente que vitimou o candidato Eduardo Campos: "Não há palavras para descrever a tragédia que hoje se abateu sobre a política brasileira. Eduardo Campos era um político de princípios e valores herdados de sua família e levados com dignidade e honra por toda sua trajetória no Parlamento e no Executivo. Assim como todo o país, estou chocado com esse acidente e com as perdas para amigos e familiares."

Atualizada às 13:55 - Os candidatos Aécio Neves e Dilma Rousseff cancelaram suas agendas de campanha para hoje (13).

Atualizada às 13:50 - Foram divulgados os nomes dos mortos no acidente de avião em Santos. Além do ex-candidato a presidente Eduardo Campos, estavam Alexandre Severo Silva, fotógrafo; Carlos Augusto Leal Filho, assessor; Geraldo da Cunha, piloto; Marcos Martins, piloto; Pedro Valadares Neto; e Marcelo Lira.

Atualizada às 13:44 -
O Centro de Prevenção e Investigação e Prevenção da Aeronáutica (Cenipa), responsável por investigações de acidentes aeronáuticos, já está no local para realizar as primeiras apurações.

Atualizada às 13:28 - Segundo o coordenador da Rede Sustentabilidade, partido que Marina tenta criar, Bazileu Margarido, a candidata está em “chocada”.


Atualizada às 13:24 - Os assessores Pedro Valadares, Carlos Percol e um cinegrafista ainda não identificado também estavam no avião e morreram.

Atualizada às 13:21 - Segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), o avião pertence a um particular (AF Andrade Empreendimentos e Participações Ltda.) e está com a documentação em dia.


O presidenciável Eduardo Campos morreu na manhã desta quarta-feira (13) após sofrer acidente aéreo em Santos, no litoral de São Paulo.

A aeronave Cessna 560XL, prefixo PR-AFA havia decolado do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro e caiu sobre sobrado na Rua Alexandre Herculano.

As sete pessoas que estavam no avião, incluindo o candidato, morreram no acidente. A vice de Campos, Marina Silva, não acompanhava o candidato. Ela está em São Paulo.


Segundo a FAB, quando se preparava para o pouso, o avião arremeteu devido ao mau tempo. "Em seguida, o controle de tráfego aéreo perdeu contato com a aeronave", diz a nota. A Aeronáutica já deu início às investigações para apurar as causas do acidente.


Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.