Fechar
GP1

Política

TRE solicita informações ao Senado sobre uso de dinheiro público na campanha de Wellington

"A pena prevista para esse tipo de irregularidade é cassação do registro de candidatura e a aplicação de multa", esclarece o advogado da assessoria da coligação "Piauí no Coração".

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) determinou que a mesa diretora do Senado Federal enviasse informações que serão usadas para apurar a denúncia de utilização de verbas e servidores públicos na campanha do senador Wellington Dias (PT) ao Governo do Estado, após denúncia do GP1 publicada no final de julho. A decisão foi tomada na sessão desta terça-feira (19), após o julgamento da ação ajuizada pela assessoria jurídica da coligação Piauí no Coração.
Imagem: DivulgaçãoWellington Dias(Imagem:Divulgação)Wellington Dias
Com a medida, o TRE determina que o Senado informe quais os servidores que trabalham no gabinete do petista, com suas respectivas remunerações. Além disso, exige a divulgação dos gastos realizados pelo gabinete com táxi aéreo, aluguel de veículos, diárias e hospedagem entre os meses de janeiro e junho deste ano.

O TRE-PI aguarda o envio das informações para julgar a ação ajuizada pela coligação "Piauí no Coração". Se for confirmado o uso de dinheiro público na campanha, o senador do PT poderá ter o registro de candidatura cassado e ainda ser obrigado a pagar multa de até R$ 20 mil.

“A pena prevista para esse tipo de irregularidade é a cassação do registro de candidatura e a aplicação de multa”, esclarece o advogado Emmanuel Fonseca, da assessoria jurídica da coligação "Piauí no Coração".

Corregedor

O corregedor do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Joaquim Dias de Santana Filho, atendeu pedido feito pelo Partido Social Cristão – PSC e determinou, em decisão de 14 de agosto, ao candidato Wellington Dias (PT) que se abstenha de utilizar em sua campanha eleitoral, durante o horário de expediente normal, os servidores do Senado Federal, que não estejam licenciados ou no gozo de férias remuneradas.

O PSC ajuizou, após reportagens do GP1, ação de investigação judicial eleitoral em face do candidato petista por suposto abuso de poder econômico capaz de romper a condição de igualdade entre os candidatos.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.